Entretenimento a bordo: séries, filmes, mensagens e wi-fi

O entretenimento a bordo tem sido uma aposta crescente das companhias aéreas tradicionais nos últimos anos, mas este tipo de serviços estava praticamente arredado dos voos de curta e média duração e das companhias low cost. A tendência parece estar agora a inverter-se.

Foto
DR

O entretenimento a bordo tem sido uma aposta crescente das companhias aéreas nos últimos anos, com oferta de wi-fi e novos portais com séries de televisão, filmes e outros conteúdos, disponíveis nos ecrãs instalados nos assentos ou acessíveis através dos dispositivos móveis dos passageiros. Até agora, este tipo de serviços estava praticamente arredado dos voos de curta e média duração e das companhias low cost, mas a tendência está a inverter-se.

No final de Setembro, a easyJet anunciou que vai testar, pela primeira vez, um serviço de entretenimento gratuito a bordo dos seus aviões. Chama-se Air Time e incluirá séries, filmes, conteúdos para crianças, jogos, áudio-livros, guias de viagem, informação sobre o voo, “conteúdos digitais relaxantes” e outros serviços, como tutoriais de língua, divulga a empresa em comunicado. Os conteúdos vão estar disponíveis em inglês, alemão, francês, espanhol e italiano. O serviço é acedido através do browser dos dispositivos móveis dos passageiros, através da rede sem fios da companhia, mantendo os aparelhos em modo voo. Para já, vai estar disponível apenas em cinco aviões da transportadora, mas há planos “para estender o serviço a toda a frota”, garante a easyJet.

A nova companhia aérea do grupo Air France também vai nascer já com um serviço semelhante integrado no ADN, quando iniciar operações a 1 de Dezembro. A Joon, criada com um conceito “entre a companhia clássica e a low cost” e concebida para “responder às expectativas das novas gerações de viajantes”, vai ter um serviço de streaming gratuito durante os voos, YouJoon, igualmente acessível através dos aparelhos móveis dos passageiros. Entre as escolhas: “séries de televisão, séries de animação, várias WebTV e desenhos animados para as crianças”. A partir do Verão do próximo ano, quando iniciar os voos de longo curso (para já estão previstas rotas para Fortaleza, no Brasil, e Mahé, nas ilhas Seychelles), vai ainda disponibilizar aos clientes em classe Business destes voos a utilização de “auscultadores e visor de realidade virtual e aumentada”. Em Portugal, a Joon substitui a Air France a partir de Dezembro, com rotas de Lisboa e Porto para Paris (aeroporto Charles de Gaulle).

Já no início deste mês, a Delta Air Lines anunciou outro passo no campo dos serviços gratuitos a bordo: vai permitir a troca de mensagens móveis via iMessage, WhatsApp e Facebook Messenger durante os voos. “Sabemos que muitos clientes querem ou precisam de manter-se conectados tanto no ar como em terra e, por isso, estamos a investir numa forma fácil e gratuita de enviar e receber mensagens a bordo através das plataformas globais mais populares”, afirma Tim Mapes, vice-presidente e responsável de marketing da transportadora norte-americana, em comunicado. “Em conjunto com os ecrãs por trás de cada encosto dos assentos, o entretenimento gratuito e o wi-fi de alta velocidade, as mensagens gratuitas são mais uma forma de os clientes tirarem o melhor partido do seu tempo a bordo”, acrescenta. O serviço, acessível através do portal wi-fi da Delta, vai estar disponível em todos os voos da companhia equipados com o sistema Gogo.

Sugerir correcção
Comentar