Rega suspensa em espaços verdes de Viseu

Autarquia reduz rega de espaços verdes do concelho, incluindo da cidade, de bairros periféricos e tutelados pelas freguesias, ao regime mínimo.

Foto
Alguns depósitos de água do norte de Viseu são já abastecidos através de camião-cisterna Martin Henrik

A Câmara de Viseu vai racionar os consumos públicos de água, diminuindo ou suspendendo o funcionamento dos sistemas de rega, devido ao período de seca severa que se vive.

“Neste momento e até que o período de seca termine, não está prevista a reabertura destes sistemas”, sublinha. Em comunicado, a autarquia exemplifica com “o desligamento dos dispositivos de rega da Avenida da Europa, das circulares Norte e Sul e das estradas nacionais 231 e 16, que por si só representam 93 mil metros quadrados de área verde”.

Segundo a autarquia, “os espaços verdes do concelho, incluindo da cidade, de bairros periféricos e tutelados pelas freguesias, passaram também a ser regados em regime mínimo, na maioria dos casos duas vezes por semana e durante um período não superior a sete minutos”.

A câmara não rejeita a possibilidade de “adopção de medidas de contenção mais rigorosas nos próximos dias",  se a situação o justificar.

Segundo a autarquia, “os níveis de disponibilidade de água na albufeira de Fagilde conhecem actualmente mínimos históricos, na ordem dos 20 por cento da capacidade instalada”.

“Alguns depósitos de água do norte do concelho são já abastecidos através de camião-cisterna”, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar