O último Leonardo da Vinci vai a leilão e ninguém sabe o que pode acontecer

Salvator Mundi é a única pintura do mestre do Renascimento ainda nas mãos de privados e, por isso, a última negociável. Estima-se que seja vendida por mais de 85 milhões de euros.

Foto
Salvator Mundi exposto na Christie's de Nova Iorque durantea conferência de imprensa de terça-feira Reuters/HANDOUT

Qualquer pintura ou desenho antigos ainda que remotamente associável a Leonardo da Vinci gera curiosidade, agora imagine-se uma obra que, depois de intensa polémica, acabou atribuída ao mestre do Renascimento. Pois bem, é isso que se passa com Salvator Mundi (1506-1513) retrato a meio corpo em que Cristo surge com a mão direita levantada, numa bênção, e a esquerda segurando uma esfera de vidro ou cristal, que a leiloeira Christie’s vai levar à praça a 15 de Novembro, em Nova Iorque, numa insólita estratégia de marketing que faz dele a estrela de uma noite em que se vai vender arte produzida… depois de 1945.

Para promover o leilão, a Christie’s mostrou este Cristo salvador do mundo ao lado de uma homenagem de Andy Warhol, o nome mais celebrado da Pop Art, a outro dos ícones de Leonardo, A Última Ceia (Sixty Last Suppers, de 1985). E, de repente, a “estratégia insólita” passou a “estratégia eficaz”. Estaria grande parte da imprensa internacional a falar desta noite em que se vai vender arte do pós-guerra e contemporânea sem este teaser com mais de 500 anos? Dificilmente.

A Christie’s justificou a operação dizendo, simplesmente, segundo a agência de notícias americana Associated Press, que esta “é uma obra que transcende todas as categorias”.

A estimativa de venda é de 100 milhões de dólares (quase 85 milhões de euros), mas os analistas do mercado da arte não arriscam fazer previsões para os resultados da noite de 15 de Novembro. Ninguém quer apostar num número quando se trata de um Leonardo.

Salvator Mundi, aliás, não é “apenas” um Leonardo da Vinci (1452-1519) – apenas entre aspas, naturalmente, porque estamos a falar de um dos mais importantes artistas de todos os tempos, figura fascinante do Renascimento, a quem hoje são atribuídas menos de 20 pinturas -, mas uma obra de maturidade e a única conhecida nas mãos de privados.

A Christie’s diz que pertence a uma colecção privada europeia mas a publicação especializada The Art Newspaper dá um nome ao dono - o oligarca russo Dmitri Rybolovlev, empresário que fez fortuna em minas de potássio e fertilizantes, interessado nas artes e no futebol (é dono do AS Mónaco), cujo divórcio, em 2015 (os jornais em todo o mundo chamaram-lhe “o divórcio mais caro de sempre”), pode ajudar a explicar a chegada da pintura ao mercado.

Um percurso atribulado

Alan Wintermute, principal especialista da Christie’s em pintura antiga, acredita que esta obra de Leonardo foi feita para o rei francês Luís XII (1462-1515), embora apareça pela primeira vez documentada como pertencendo a Carlos I de Inglaterra (1600-1649), o monarca que acabou decapitado e que foi um dos maiores coleccionadores do seu tempo (estaria pendurada no quarto da sua mulher, a francesa Henriqueta Maria). Depois percorreu o seu caminho e em função de heranças e vendas conheceu outros donos até que, no início do século XX, foi comprada por John Charles Robinson, figura central no meio artístico vitoriano, para a Colecção Cook, de Doughty House, como tendo sido executada por um dos seguidores de Leonardo, Bernardino Luini. O equívoco é natural, já que o rosto e o cabelo tinham sido repintados e a origem da obra se perdera no tempo.

Depois de esta colecção se ter dispersado, o Salvator Mundi que Leonardo terá pintado entre 1506 e 1513 foi vendido por 45 libras num leilão da Sotheby’s, em 1958. Nos 50 anos seguintes não se sabe onde esteve. Reapareceu em 2005 ao ser comprado num leilão regional nos Estados Unidos por menos de dez mil dólares (8500 euros, ao câmbio actual) por um grupo de investidores que incluía os negociantes de arte Alexander Parish e Robert Simon, segundo a agência de notícias Bloomberg. Estava na altura atribuído a outro aluno do artista italiano que acabaria por morrer em França em 1519, Giovanni Antonio Boltraffio, precisa o diário britânico The Guardian. Só seis anos mais tarde foi “devolvido” ao mestre do Renascimento e, como seria de esperar, a autoria foi posta em causa e a polémica estalou, conhecendo vários episódios, como se se tratasse de um velho folhetim. 

Desde 1909, ano em que foi redescoberta uma Virgem com o Menino conhecida como a Madonna Benois e que hoje faz parte da colecção do Museu Hermitage de São Petersburgo, que não se reencontrava um Leonardo. E há já muito tempo que os historiadores de arte se questionavam sobre o que acontecera a este Salvator Mundi porque se conhecem dois dos seus desenhos preparatórios e há mais de 20 cópias pintadas por discípulos do artista que é autor de obras tão icónicas como Mona Lisa, A Última Ceia, A Virgem dos Rochedos e Homem de Vitrúvio. A maioria acreditava que teria sido destruído.

Como um milagre

Na altura da redescoberta a obra foi estudada minuciosamente pelo mesmo Robert Simon que ajudara a comprá-la. Doutorado em História de Arte pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, e consultor do Metropolitan Museum, Simon certificou a atribuição a Leonardo da Vinci, depois de submeter a pintura a uma série de exames técnicos e ao olhar experiente de alguns dos maiores especialistas mundiais na obra deste mestre do Renascimento. Estes especialistas analisaram-na depois de ser inteiramente restaurada, processo que permitiu libertá-la de todos os repintes que, no passado, tinham levado os peritos a concluir que fora feita por um dos seus discípulos.

Foram precisos seis anos para que chegasse a uma conclusão com um grau de certeza satisfatório. Tão satisfatório que a National Gallery de Londres aceitou incluí-la na grande exposição que em 2011-12 consagrou à produção do mestre florentino (nasceu em Anchiano, Vinci) na corte de Milão. À época desta que foi a mais completa mostra de pinturas de Leonardo da Vinci jamais realizada, Simon defendeu que a comparação directa e ao vivo com outras obras do artista ali expostas dera ainda mais credibilidade à atribuição.

Às disputas entre académicos seguiram-se as disputas em tribunal. Numa delas o grupo de investidores que a comprou em 2005 e a que pertencia Robert Simon está a processar a Sotheby’s, a leiloeira que mediou a venda da pintura a um investidor suíço, Yves Bouvier, por 80 milhões de dólares (67,5 milhões de euros), negociante que a vendeu em seguida por quase 130 milhões (108 milhões de euros) ao dono do Mónaco. Noutra é precisamente Dmitri Rybolovlev quem processa Bouvier, acusando-o de inflacionar os preços no que toca a este Leonardo e a outras obras de arte que lhe vendeu e que lhe custaram, ao todo, qualquer coisa como dois mil milhões de dólares (entre elas Rothkos e Picassos).  

Polémicas e disputas à parte, o que é certo é que o leilão de 15 de Novembro vai concentrar atenções. Para Alan Wintermute, da Christie’s, Salvator Mundi é mesmo uma espécie de Santo Graal dos mestres da pintura antiga. “Procurado desde há muito tempo, parecia um sonho até aqui inalcançável. Ver uma obra-prima tardia de Leonardo, completamente terminada, feita no auge do seu génio, aparecer para venda em 2017 é o mais perto que já estive de um milagre”, disse na conferência de terça-feira, em que se lançou a operação de promoção do leilão e que implicará mostrar a obra em Hong Kong (onde está agora), São Francisco, Londres e, finalmente, Nova Iorque, onde irá à praça.

“É a figura mais icónica do mundo pintada pelo artista mais importante de todos os tempos. A oportunidade de trazer esta obra-prima ao mercado é uma honra que só se tem uma vez na vida”, disse na mesma conferência Loïc Gouzer, que chefia o departamento de arte do pós-guerra e contemporânea da Christie’s em Nova Iorque. “Leonardo era uma força criativa sem paralelo e um mestre do enigmático”, acrescentou Gouzer, segundo o Guardian. “Jamais alguém será capaz de agarrar toda a maravilha das pinturas de Leonardo, assim como jamais alguém será capaz de compreender por completo as origens do universo.”

Sugerir correcção
Comentar