Adultos norte-americanos passam 12 horas por dia agarrados aos media

Estudo da eMarketer mostra que os consumidores usam cada vez mais vários dispositivos em simultâneo.

Foto
Diogo Baptista

Sempre ligados ao mundo: um estudo da eMarketer concluiu que nos Estados Unidos os adultos estão este ano, em média, 12 horas e um minuto por dia conectados aos media em geral. O tempo gasto com os media digitais, definição que inclui computador, tablets, telefones com internet, chega às 5h53m.

As pessoas tornaram-se mais eficientes no multitasking, ou seja, cada vez mais fazem várias coisas ao mesmo tempo, sobretudo devido aos dispositivos móveis como smartphones ou tablets, que usam durante mais de um quarto do tempo total dessas 12 horas.

A empresa de estudos de mercado conta cada minuto de consumo de media independentemente de ser em várias plataformas em simultâneo. Por isso, o tempo total de consumo de media continua a aumentar, mesmo que o número de horas do dia continue o mesmo. Por exemplo: uma hora passada a ver televisão ao mesmo tempo que se está a usar um smartphone conta como uma hora de utilização para cada meio.

Em 2017, um adulto norte-americano ocupou mais dois minutos por dia com os media do que no ano passado e mais 24 minutos do que em 2012.

O multitasking que envolve plataformas móveis é o principal responsável pelo aumento do tempo com os media. Os consumidores passam cada vez mais tempo em dispositivos móveis que, mais do que telefones, são verdadeiros centros de entretenimento, que servem para ouvir música, ver vídeos curtos e filmes, e jogar jogos. O que prolonga à exaustão o consumo de media.

A atenção que uma pessoa consegue dispensar aos media tem, no entanto, limites e, também por isso, apesar do tempo estar a aumentar, a progressão está a desacelerar. O tempo gasto com dispositivos móveis que não sejam telefones, como é o caso dos tablets, vai crescer 12 minutos em 2017 e será compensado pelo declínio no tempo passado com computadores de secretária ou portáteis, jornais e revistas em papel, rádio e, sobretudo, televisão.

Apesar disso, a televisão continua a ser o meio tradicional mais utilizado pelos adultos norte-americanos, que passam à sua frente três horas e 58 minutos por dia – menos sete minutos que no ano passado e pela primeira vez em muitos anos abaixo da linha das quatro horas por dia. E também é muito menos do que a própria eMarketer chegou a estimar que fosse este ano (quatro horas e 19 minutos). A previsão é que em 2019 baixe para três horas e 19 minutos.

Especificamente sobre as redes sociais, a empresa diz que os adultos norte-americanos passam em média 51 minutos por dia dedicados a plataformas digitais como o Instagram ou o Snapchat.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários