Berlim vai ter um Centro Cultural Português

Despacho foi publicado esta terça-feira no Diário da República.

Foto
dr

Portugal vai criar um Centro Cultural Português em Berlim para "promover a língua e a cultura portuguesas" e contribuir para "o reconhecimento da imagem" do país na Alemanha, segundo um despacho do Governo publicado esta terça-feira em Diário da República.

Estas actividades eram desenvolvidas, até agora, pela secção cultural da embaixada portuguesa na capital alemã.

Segundo o despacho, assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva – que tutela o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua –, e pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, o Centro Cultural Português em Berlim "goza de autonomia administrativa e actua sob a dependência funcional do chefe de missão diplomática".

De acordo com a informação disponibilizada na página da Internet do Camões, Portugal dispõe de centros ou secções culturais a funcionar em 16 países: Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, França, Guiné-Bissau, Índia, Japão, Luxemburgo, Marrocos, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Tailândia e Timor-Leste.

Os centros culturais são "espaços de cultura cuja principal finalidade é promover a língua e cultura portuguesas segundo princípios de interculturalidade, impulsionando a diversidade cultural no mundo, contribuindo para o reconhecimento da imagem de Portugal em diversas vertentes e setores, a nível europeu e mundial", afirma o Camões.

Estes centros visam ainda contribuir para "a vitalidade da economia portuguesa e europeia da cultura, nomeadamente pelo fomento da participação dos artistas, dos profissionais da cultura e da sociedade civil, em benefício do dinamismo e do intercâmbio de bens e serviços culturais com países terceiros".

Sugerir correcção
Comentar