Galiza e Norte de Portugal querem mais visitantes a atravessar o rio Minho

Dormidas de portugueses na Galiza aumentaram 17% nos primeiros oito meses deste ano. E o Norte quer ter mais galegos a visitar a região.

Foto
Santiago de Compostela atrai muitos portugueses à Galiza. LUSA/Lavandeira jr

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza querem aumentar "de ano para ano" o número de turistas portugueses e galegos entre as duas regiões, disseram hoje representantes das duas entidades.

À margem de uma acção de promoção e intercâmbio entre a Agência de Turismo da Galiza e o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que termina hoje em Santiago de Compostela, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre as partes nos finais de 2015, a directora-geral do Turismo da Galiza, Nava Castro, declarou à Lusa que o objectivo daquela entidade é que os portugueses "conheçam os recursos singulares na Galiza" para que "ano após ano sejam muitos os turistas a visitarem a região".

"Dentro das linhas estratégicas de promoção para nos darmos a conhecer melhor ao turista estrangeiro, um dos nossos objetivos prioritários é o português", admitiu Nava Castro, acrescentando que a "proximidade com o país vizinho", não se mede apenas pelos "escassos quilómetros de distância", mas principalmente pelas "parecenças culturais", pelas "tradições e folclore", e também pela "gastronomia" e "vinhos.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, disse, por seu lado, que uma "adequada partilha de sinergias transfronteiriças" vai permitir ao Turismo do Norte de Portugal "aumentar a quota de mercado", "crescer em número de turistas" e "potenciar o aumento da estada média", gerando um "maior retorno dos investimentos realizados no âmbito dos Produtos Turismo de Natureza e Gastronomia e Vinhos".

"Temos noção da importância de Espanha e da Galiza, em concreto, para os nossos objetivos. Mais de 60% do nosso crescimento deve-se ao mercado interno o que nos mostra a importância da concretização desta parceria", acrescentou.

As dormidas dos turistas portugueses em hotéis na Galiza aumentaram 17% entre Janeiro e Agosto de 2017 face ao período homólogo de 2016, liderando o turismo internacional naquela região, informou o Turismo galego. Dados do Departamento de Promoção do Turismo da Galiza indicam que entre janeiro e agosto de 2017 foram registadas "247 mil dormidas de turistas portugueses em hotéis galegos", um valor que compara com as 205 mil dormidas dos portugueses no mesmo período em 2016.

Sugerir correcção
Comentar