Islândia, o país mais pequeno a chegar a um Mundial

Sérvia também se apura em primeiro, enquanto a Croácia e a Irlanda chegam ao play-off. Segundo lugar da Eslováquia insuficiente.

Foto
LUSA/BIRGIR THOR HARDARSON

Depois de ter assumido o comando do Grupo I, aproveitando as hesitações da Croácia — que levaram mesmo à troca de seleccionador —, a Islândia não desperdiçou a oportunidade de consumar uma qualificação histórica para o Mundial da Rússia, o primeiro grande evento a nível planetário depois da surpreendente prestação no último Campeonato da Europa, em França.

Os islandeses receberam o Kosovo, último classificado do grupo, e venceram com golos de Sigurdsson (40’) e Gudmundsson (68’), remetendo assim a Croácia para o play-off.

A Islândia, que tem apenas 335 mil habitantes, é o país mais pequeno a qualificar-se para um Mundial, nota a BBC, acrescentando que nunca uma nação com menos de um milhão de pessoas esteve representada na prova mais importante do futebol mundial.

A Croácia foi à Ucrânia confirmar um dos oito melhores segundos lugares da fase de qualificação europeia, o que obrigará a selecção agora sob o comando técnico de Zlatko Dalic a medir forças com um adversário a definir por sorteio. Depois de uma primeira parte sem golos, a Croácia superou os ucranianos com dois golos de Kramaric (62’ e 70’), revelando maior maturidade e espírito de sacrifício. Os croatas tentaram resolver o jogo nos instantes iniciais, mas foram empurrados por uma Ucrânia que merecia mais, mas acabou por ser penalizada pela falta de eficácia.

Sem ilusões, a Turquia foi à Finlândia empatar (2-2), concluindo em quarto lugar uma campanha hipotecada com a derrota caseira frente à Islândia, na jornada anterior.

No Grupo D, depois de ter levado quase ao limite da paciência a confirmação da vitória no grupo, a Sérvia garantiu mesmo a liderança com uma vitória apertada sobre a Geórgia, acabando por decidir o embate com um golo de Prijovic (74’).

A grande surpresa acabou por ser a vitória da Irlanda em Cardif, onde o País de Gales hipotecou todas as possibilidades de marcar presença na Rússia. McLean (57’) deu a vitória aos irlandeses e determinou ainda a eliminação da Eslováquia, segundo melhor classificado do Grupo F, já com as contas fechadas. Feitos os cálculos para apurar os melhores segundos, os eslovacos somaram apenas 12 pontos. Na Moldova, vitória austríaca por 0-1, com Schaub (69’) a garantir mais três pontos, ainda assim insuficientes para alterar a classificação.

Já sem nada para decidir, o grupo G, de Espanha e Itália, não acrescentou nada de relevante, com os dois primeiros a confirmarem a superioridade, ainda que com serviços mínimos. A Espanha, primeira classificada já apurada para o Rússia 2018, apresentou-se em Israel com um “onze” alternativo. Julen Lopetegui deu oportunidade às segundas escolhas e Illarramendi (76’) evitou o segundo empate castelhano nesta fase. Na Albânia, frente ao terceiro do grupo, a Itália teve que esperar pelo minuto 73 para ver Candreva selar a vitória sobre a equipa orientada por Christian Panucci.

 

Sugerir correcção
Comentar