União Europeia: bibliotecas, parques e museus com net grátis

Até 2020, o programa WiFi4EU vai ligar pelo menos seis mil comunidades da União Europeia à Internet. Financiamento pode chegar até aos 120 milhões de euros

Foto
Ruxandra Mateiu/Unsplash

Os Estados-membros da União Europeia (UE) deram esta segunda-feira o aval final ao programa WiFi4EU, de instalação de pontos de acesso gratuito à Internet sem fios em câmaras municipais, bibliotecas, hospitais, museus, parques e outros locais públicos.

Através de um portal WiFi4EU multilingue facilmente reconhecível, os utilizadores vão poder contar com uma conexão gratuita, segura e de alta velocidade à Internet em pelo menos 6.000 comunidades locais em toda a UE até 2020.

No âmbito do programa, agora adoptado pelo Conselho da UE, os municípios, as bibliotecas, os hospitais e outras entidades públicas poderão candidatar-se a financiamento para a instalação de novos pontos de acesso sem fios onde não haja nenhuma conexão semelhante, pública ou privada, à Internet. A entidade pública deverá comprometer-se a manter a nova conexão durante pelo menos três anos.

O financiamento total da UE para o programa poderá chegar aos 120 milhões de euros até 2019. A candidatura será feita via uma plataforma em linha específica — e em data a anunciar — gerida pela Comissão Europeia e o apoio da UE cobrirá até 100% dos custos elegíveis.

Sugerir correcção
Comentar