Gastão Elias conquista challenger de Campinas

Sétimo título no circuito challenger para o tenista português.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

O Brasil continua a ser terreno fértil para Gastão Elias que, neste domingo, em Campinas, conquistou o sétimo título no Challenger Tour. O número três português, que já tinha ganho os dois primeiros torneios desta categoria nesse país, ergueu o seu primeiro troféu do ano, o que lhe vai permitir regressar ao “top-130” - o último título que havia conquistado havia sido em Maio de 2016, quando triunfou em Mestre, Itália.

 

“Houve momentos em que me senti cansado e fui-me abaixo, mas soube lidar bem com isso e dei bem a volta”, resumiu Elias (146.º), após uma batalha de mais de duas horas na final do São Paulo Challenger com o argentino Renzo Olivo (135.º), também ele um ex-“top-100”. Nos segundo (1-2) e terceiro sets (0-3), o tenista luso teve de recuperar de um break de desvantagem para acabar por vencer um adversário com quem tinha perdido os dois primeiros de quatro duelos anteriores, com os parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.

Elias deverá surgir esta semana no 129.º lugar do ranking — atrás de João Sousa (63.º) e Pedro Sousa (112.º), que não têm estado a competir —, ficando mais perto de garantir a entrada no quadro principal do Open da Austrália, em Janeiro. “Dedico o título ao Pedro porque ele teve uns problemas pessoais. O objectivo para o final do ano era um par de títulos e é bom ganhar já um nesta primeira semana”, disse Elias.

Esta semana, Elias compete no challenger de Buenos Aires, juntamente com Gonçalo Oliveira, derrotado pelo compatriota nas meias-finais, e João Domingues. Já João Sousa estreia-se diante do espanhol Albert Ramos-Vinolas (25.º) no Masters 1000 de Xangai, que conta com sete “top-10”.

No China Open, sortes diferentes para os líderes dos respectivos rankings. Rafael Nadal cedeu somente três jogos a Nick Kyrgios (19.º), para vencer por 6-2, 6-1. Na final feminina, Caroline Garcia (9.ª) ganhou, por 6-4, 7-6 (7/3), a Simona Halep, que nesta segunda-feira surge à frente da hierarquia feminina.

Sugerir correcção
Comentar