Mais de 500 operacionais combatem fogo em Pombal que já provocou cinco feridos

Foto
Fogo em Pombal LUSA/PAULO CUNHA

O incêndio florestal que deflagrou ao início da tarde de sexta-feira no concelho de Pombal provocou cinco feridos ligeiros, dois dos quais bombeiros, estes na sequência do despiste da viatura em que seguiam.

Além dos dois elementos da corporação de Voluntários de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, feridos no despiste, o combate às chamas também provocou ferimentos ligeiros em três outras pessoas, que sofreram queimaduras e/ou inalação de fumo, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Pelas 2h30, o fogo, que teve início em povoamento florestal da freguesia de Vila Cã, no município de Pombal (distrito de Leiria), estava a ser combatido por 511 operacionais, apoiados por 153 meios terrestres, entre os quais quatro máquinas de rasto.

O incêndio mantém-se activo, com duas frentes, que "ainda inspiram preocupação" e "muito trabalho", adiantou o comandante de operações Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), sublinhando que, no entanto, a situação é agora mais "favorável" do que aquela que se registou na tarde de sexta-feira.

"Este é um incêndio muito complexo", porque tem progredido através de diversas ramificações, numa zona onde existem pequenas localidades muito dispersas, acrescentou o responsável, prevendo "muito trabalho durante toda a noite" para os operacionais envolvidos no combate às chamas.

Além disso, têm ocorrido alguns reacendimentos na área atingida pelo incêndio, com um perímetro já muito extenso, explicou.

Sugerir correcção
Comentar