Passe diário das bicicletas partilhadas da EMEL inclui caução de 300 euros

Para além dos 10 euros do passe diário, o utilizador ocasional terá que garantir a caução no valor de 300 euros. A EMEL garante que o pedido de caução, apenas para os utilizadores ocasionais, é uma "medida de eliminar as barreiras à adesão".

Foto
As bicicletas partilhadas Gira começaram a circular no Parque das Nações no passado dia 19 de Setembro. Nuno Ferreira Santos

Para pedalar apenas por um dia pelas ciclovias da capital com as bicicletas partilhadas Gira, da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), necessita garantir uma caução de 300 euros, a acrescentar aos 10 euros do passe. Esta é apenas pedida no caso do passe diário, que se destina a “utilizadores de visita a Lisboa num curto período de tempo”, diz a empresa.

No documento “Termos e condições de utilização do serviço Gira”, disponível na página das bicicletas Gira, é possível confirmar a informação avançada pelo site O Corvo nesta sexta-feira. Caso se trate de um utilizador ocasional que subscreve o passe diário, este vê-se obrigado a escolher um método de pagamento e “à prestação de caução, como garantia do cumprimento dos Presentes Termos e Condições, no valor de €300". O pagamento desta caução é feito através da plataforma PayPal e será devolvida 48 horas depois da entrega da bicicleta.

A EMEL esclarece, através de um comunicado de imprensa, que “a caução tem como objectivo salvaguardar a entidade gestora do serviço do não pagamento das taxas de utilização ou garantir o valor, total ou parcial, devido por um utilizador decorrente de qualquer extravio, furto, roubo ou dano que lhe seja imputável à semelhança do que sucede em outras cidades por todo o mundo, onde em alguns casos se aplica tanto a utilizadores ocasionais como a tilizadores regulares.”

A empresa refere ainda que “optou, e como medida de eliminar as barreiras à adesão, por exigir apenas caução aos utilizadores ocasionais, que regra geral são os utilizadores não residentes em Portugal e podem adquirir apenas o passe diário”.

Para além da caução e do preço do passe, outro factor que diferencia o passe diário dos restantes é o tempo de espera entre viagens. O utilizador ocasional terá que esperar meia hora entre o período de conclusão de uma viagem até ao início da seguinte. Com o passe diário, os utilizadores podem viajar num período de 24 horas, que começa a ser contabilizado a partir do momento da subscrição do serviço. A primeira hora de uso é gratuita, passa a um euro na segunda e dois euros nas seguintes.

As bicicletas ainda só estão disponíveis em dez estações no Parque das Nações e funcionam entre as 7h00 e a meia-noite. A rede de bicicletas partilhadas de Lisboa entrou em funcionamento no dia 19 de Setembro e estão previstas 140 estações. De acordo com o comunicado emitido pela EMEL a 18 de Setembro, “às 10 estações já instaladas no Parque das Nações, que oferecem 100 bicicletas, irão faseadamente adicionar-se as restantes estações à operação, até perfazer as 140 estações e 1410 bicicletas que compõem o sistema”.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar