Desfiles ModaLisboa arrancam sexta-feira. Todos são bem-vindos

No primeiro dia de desfiles ModaLisboa, há duas apresentações abertas ao público e três exposições para visitar.

Fotogaleria

Os desfiles da 49.ª edição da ModaLisboa, na qual serão apresentadas as colecções para a Primavera do próximo ano, arrancam esta sexta-feira, dentro e fora do Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os desfiles da 49.ª edição da ModaLisboa, na qual serão apresentadas as colecções para a Primavera do próximo ano, arrancam esta sexta-feira, dentro e fora do Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.

As honras de abertura dos desfiles desta edição cabem a Patrick de Pádua, cuja apresentação está marcada para as 16h. À colecção deste designer segue-se a de Duarte (de Ana Duarte), ambas inseridas na plataforma LAB. Os dois desfiles decorrem no jardim que circunda o Pavilhão Carlos Lopes e são abertos ao público e curiosos que por ali passarem.

Já dentro de portas, onde se entra só por convite, irá decorrer a apresentação das propostas dos participantes do concurso Sangue Novo, ao qual concorrem finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens designers em início de carreira. Nesta edição concorrem Alexandre Pereira, Carla Campos, Daniela Pereira, David Pereira, Federico Cina, Filipe Augusto, Ivan Almeida, Rita Afonso, Rita Carvalho e Rita Sá.

Nesta sexta-feira serão ainda apresentadas as colecções de Kolovrat, Valentim Quaresma e Ricardo Preto.

Além dos desfiles de Patrick de Pádua e Duarte, estará aberto ao público, entre as 16h e as 22h, o Wonder Room, uma pop-up store (loja temporária), no qual participam 18 marcas e designers nacionais em áreas como artesanato, têxtil, joalharia, vestuário, acessórios e lifestyle. O Wonder Room será ainda "palco de intervenção de alguns dos seus participantes".

O público poderá ainda visitar – entre as 16h e as 22h – três exposições no Pavilhão Carlos Lopes: Workstation, mostra fotográfica que foi sendo construída ao longo dos três dias pelas lentes de Arlindo Camacho, Carlos Teixeira e Pedro da Silva; Portuguese Shoes, "dedicada aos acessórios e ao calçado nacional, traduzindo-se numa homenagem ao saber fazer e qualidade de uma indústria que alia tradição e modernidade", e Showcase Portugal, uma mostra do Centro de Inteligência Têxtil, "que combina uma selecção de marcas industriais com moda de autor".

A 49.ª edição da ModaLisboa decorre até domingo sob o tema "Luz".