Wellness e mindfulness: onde fica o ambiente?

Viver plenamente inclui o contacto com a natureza e, para isso, é imprescindível preservá-la ao máximo.

Estamos cada vez mais familiarizados com conceitos como o mindfulness e com a importância de valorizarmos os sinais que o corpo nos dá, de aprendermos a viver o agora, sermos conscientes das nossas atitudes e do que se passa à nossa volta. A saúde vem de dentro e uma mente equilibrada, capaz de se concentrar no presente e no que se passa ao seu redor, pode condicionar a forma como se vive, como se socializa e a condição física e psicológica.

Ao abordar temas como a consciência e a capacidade de estar atento ao que nos rodeia, importa, cada vez mais, incluir neste modo de vida uma atenção especial à forma como tratamos diariamente o ambiente. Viver plenamente inclui o contacto com a natureza e, para isso, é imprescindível preservá-la ao máximo. É, por isso, fulcral sensibilizar e trabalhar continuamente a educação ambiental, porque o que realmente importa é que vivamos plenamente num planeta que deve ser preservado e respeitado.

A reciclagem é, sem dúvida, uma atitude que deve estar presente em qualquer rotina. Fazermos mais pela nossa casa – o planeta Terra – é um aspeto tão importante como outro qualquer, que nos permitirá melhorar a nossa pegada em relação à produção de resíduos, à capacidade de preservar a qualidade do ar e dos solos e de reduzir a quantidade de embalagens utilizadas. Muito já se fez nos últimos anos e, hoje, sete em cada dez lares já separa os seus resíduos de embalagens. No entanto, é igualmente importante estender estes hábitos a qualquer local e lembrar, em cada momento no presente, que esta consciência ambiental deve acompanhar a rotina. Ao incluir estes pequenos gestos no dia a dia, com certeza que aqueles que nos rodeiam se deixarão influenciar e perceberão o quão simples é fazer a sua parte. Além de darmos, também encontramos nesta atitude mais um motivo para a satisfação pessoal, que se torna parte integrante de um estilo de vida, contagiando uma rede de pessoas que se compromete com o bem-estar e o ambiente.

É por isso que a Sociedade Ponto Verde, que ao longo de 20 anos tem vindo a contribuir para a transformação de resíduos em recursos e a transformar comportamentos e atitudes de toda a população, não podia deixar de marcar presença no primeiro triatlo mindful do mundo, que terá lugar em Lisboa, no dia 8 de outubro, incentivando todos os presentes a viver de forma sustentável, reciclar e reduzir as emissões de CO2, valores e hábitos inquestionáveis para quem acredita que gerir os recursos do planeta é uma responsabilidade humana.

Ser fiel à reciclagem e contribuir para todo este processo de transformação é um passo tão importante quanto outros hábitos e rotinas que contribuem para um bem-estar contínuo e que fazem parte dos que se preocupam em ser a melhor versão de si próprios.

Departamento de Marketing da Sociedade Ponto Verde

Sugerir correcção
Comentar