Mona Lisa vai nua? Se calhar vai

Terá Leonardo da Vinci feito um estudo a carvão para o célebre retrato em que a modelo está nua? Cientistas dizem que é possível, mas que tudo está em aberto. Há cerca de 20 pinturas e desenhos de mulheres semi-nuas que apresentam semelhanças com Mona Lisa espalhados pelo mundo.

Foto
O desenho do Museu Condé que agora está a ser escrutinado pelos especialistas ao lado de Mona Lisa DR

Os cientistas têm ainda dois anos de trabalho – e de debate – pela frente até que possam revelar a que conclusões chegaram no que toca à autoria de um desenho a carvão que mostra uma mulher nua numa pose semelhante à de Mona Lisa e que faz parte da colecção do Museu Condé, em Chantilly, a Norte de Paris. Para já, a hipótese de que tenha sido executado, pelo menos em parte, pelo autor do célebre retrato que há mais de 500 anos intriga muitos dos que o vêem, especialistas ou não, é quanto basta para gerar curiosidade. Terá Leonardo da Vinci feito um estudo para Mona Lisa em que a modelo, cuja identidade ainda não é certa, aparece nua? Talvez.

Os dez especialistas do Centro de Pesquisa e Restauro dos Museus de França (C2RMF) que desde Agosto estão a estudar o desenho a carvão nos bastidores do Museu do Louvre, em Paris, já determinaram, através de exames vários, incluindo reflectografias de infravermelhos (técnica que permite aceder ao que está por baixo da camada visível), que a obra em causa terá sido feita entre 1485 e 1538, segundo a Agência France Presse (AFP), mas isso está longe de chegar para que afirmem que tem a mão, pelo menos em parte, de Leonardo da Vinci (1452-1519).

Bruno Mottin, conservador do Louvre que falou com o diário francês Le Parisien, defende que o desenho, que tem quase o mesmo tamanho que Mona Lisa, é “de grande qualidade” e que isso contraria a possibilidade de se tratar de uma cópia de um original perdido. Mas recomenda prudência quanto à autoria já que a sua análise, diz, não é tarefa fácil – trata-se de uma obra em papel particularmente frágil.

Mathieu Deldicque, um colega do Museu Condé, instalado no Castelo de Chantilly, acredita por seu lado que o retrato, comprado em 1862 pelo duque de Aumale, um dos maiores coleccionadores franceses do século XIX, “é uma composição trabalhada em paralelo com a de Mona Lisa, no final da vida de Leonardo”.

Desenho de "alta qualidade"

O retrato a óleo que todos os anos atrai milhões de visitantes ao Louvre – o museu identifica Mona Lisa no seu inventário como o “retrato de Lisa Gherardini”, casada com o mercador Francesco del Giocondo, embora muitos ponham em causa a identidade da mulher representada – foi executado entre 1503 e 1519, ano da morte do mestre do Renascimento. Alguns historiadores de arte têm mesmo vindo a defender que se trata de uma pintura inacabada e que Leonardo terá trabalhado nela até ao fim dos seus dias (estava no seu atelier do Palácio de Clos Lucé, no Vale do Loire, quando o artista morreu).

Entre os que o estudam as dúvidas são ainda muitas mas não as suficientes para impedir que a ele se refiram como  a “Mona Lisa nua”.

“O desenho tem uma qualidade verdadeiramente extraordinária na forma como a cara e as mãos são representadas”, diz Mathieu Deldicque, que crê que terá servido de “preparação para uma pintura a óleo”. O conservador do Museu Condé admite, no entanto, que está tudo em aberto quanto à participação de Leonardo nesta obra – as conclusões do estudo em curso só deverão ser dadas a conhecer em 2019, quando passarem 500 anos sobre a morte deste mestre do Renascimento, e mesmo essas podem não chegar para determinar a autoria.

Para já, os técnicos do C2RMF estão a tentar perceber, entre outras coisas, se o desenho foi feito por um artista destro ou por um artista canhoto (Leonardo desenhava com a mão esquerda), escreve a Efe, a agência de notícias espanhola. Junto ao rosto da figura feminina retratada, no fundo pintado, foram identificados traços feitos com a mão direita, mas nada disso é conclusivo porque esse fundo e o desenho não são contemporâneos (o segundo é mais antigo).

“Leonardo nunca dava por terminada uma obra, era muito perfeccionista, e por isso será difícil determinar se, nalgum momento, trabalhou em paralelo em ambos [pintura e desenho]”, acrescenta Deldicque.

Vinte mulheres parecidas

Desde o século XX que o desenho agora em estudo é atribuído ao estúdio de Leonardo, mas só agora, quando o museu do Castelo de Chantilly prepara uma exposição para marcar o quinto centenário da morte do pintor, se está a estudá-lo com o objectivo de saber se o mestre participou nele ou se é apenas atribuível a um ou vários dos seus discípulos.

Segundo o diário The New York Times há cerca de 20 pinturas e desenhos de mulheres que apresentam semelhanças com Mona Lisa espalhados pelo mundo, sendo o mais famoso o do Museu Hermitage de São Petersburgo.

“Tantos alunos de Leonardo pintaram Mona Lisas nuas ou escreveram sobre isso que estamos quase certos de que ele terá feito uma”, disse Mathieu Deldicque ao jornal norte-americano.

A única certeza é que Leonardo da Vinci não vai parar de alimentar teorias e hipóteses.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários