Tillerson desmente demissão e só horas depois nega ter chamado "imbecil" a Trump

Esta quarta-feira foi noticiado que o secretário de Estado quis demitir-se e que, numa reunião, chamou "imbecil" ao Presidente. Porta-voz do Departamento de Estado negou o insulto a Trump.

Foto
Reuters/YURI GRIPAS

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, negou nesta quarta-feira ter alguma vez pensado em demitir-se, respondendo a uma notícia que dava conta dessa possibilidade e que dizia ainda que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos teria chamado “imbecil” a Trump durante uma reunião.

Esta quarta-feira a NBC News avançou que o secretário de Estado ponderou demitir-se, acrescentando que o vice-presidente Mike Pence e outros responsáveis da Administração convenceram-no a não o fazer. Além disso, noticiou-se que Tillerson teria chamado “imbecil” ao Presidente durante uma reunião com membros do departamento de segurança nacional.

Horas depois da publicação da notícia, Tillerson negou a intenção de se demitir. Sobre o alegado insulto a Trump, nada disse. No entanto, horas depois, uma porta-voz do Departamento de Estado negou que o chefe da diplomacia tenha chamado "imbecil" ao Presidente.

“Eu nunca ponderei deixar o cargo”, disse numa conferência de imprensa no Departamento de Estado, citado pela Reuters. “Eu estarei aqui enquanto o Presidente sentir que sou útil para alcançar os seus objectivos”, garantiu.

“O meu compromisso com o sucesso do nosso Presidente e do nosso país é tão forte quanto no dia em que aceitei o convite para servir como secretário de Estado”, afirmou ainda Tillerson.

Segundo o que foi sendo noticiado nos últimos dias, Tillerson estaria insatisfeito com as políticas e discurso de Trump, mas nesta quarta-feira quis acabar com os rumores, tecendo vários elogios ao Presidente norte-americano. “Os objectivos da política externa do Presidente Trump quebram o molde do que as pessoas tradicionalmente pensam que é atingível em nome do nosso país. Estamos a encontrar novas formas de governar que oferecem novas vitórias”, disse.

“Ele ama o seu país. Ele coloca a América e os americanos em primeiro lugar. Ele é inteligente. Ele exige resultados onde quer que vá e responsabiliza aqueles que o rodeiam pela forma com que realizaram o trabalho que lhes pediu”, explicou ainda Tillerson, acrescentando ainda que não falou com o Presidente antes de realizar esta declaração, pois estaria a caminho de Las Vegas.

No entanto, Trump estaria a ouvir Tillerson, isto porque, minutos depois, escreveu duras críticas à NBC no Twitter: “A NBC News é fake news e mais desonesta até do que a CNN. Eles são uma desgraça para o bom jornalismo. Não admira que as audiências noticiosas estejam tão baixas”.

Pouco tempo depois publicou mais um tweet sobre o assunto: "A notícia da NBC News acabou de ser totalmente refutada pelo secretário Tillerson e pelo vice-presidente Pence. É fake news. Eles deveriam fazer um pedido de desculpas à América!".

Sugerir correcção
Comentar