Vamos poder caminhar no quinto anel do Coliseu de Roma

A partir do dia 1 de Novembro será possível visitar o patamar mais alto do monumento italiano.

Foto

Escrevemos #colosseum no Instagram e mais de um milhão de fotografias surgem partilhadas pelos seis milhões de visitantes que todos os anos inundam o Coliseu de Roma.

A partir do dia 1 de Novembro vai haver mais ângulos a explorar num dos monumentos mais visitados do mundo. Pela primeira vez em 40 anos, os visitantes — em grupos de 25 — poderão ser guiados através do anel mais alto com vista para o anfiteatro, onde combateram gladiadores e animais.

A nova atracção do Coliseu, cuja construção foi concluída em 80 d.C., é o mais alto dos cinco anéis concêntricos da estrutura. Trata-se de um corredor oval que nunca foi aberto a turistas e onde durante o Império Romano ficavam alguns assentos mais baratos (mais longe dos espectáculos). Enquanto o primeiro nível do Coliseu era reservado para o imperador e os seus senadores, o segundo era ocupado pelos funcionários imperiais. O terceiro foi entregue à classe média, enquanto o quarto, que também será aberto ao público no próximo mês, era dominado pelos comerciantes. As pessoas mais pobres tinham um acesso íngreme por túneis mal iluminados até à passagem superior, ao quinto e último nível. 

"Foi cansativo chegar lá", disse Rossella Rea, director do Coliseu. "Os plebeus traziam comida de casa (pedaços de frango, cereais...) porque os jogos podiam durar o dia inteiro e a família precisava de sustento", descreve durante uma apresentação à comunicação social.

Em breve, os visitantes do Coliseu poderão também desfrutar ainda mais do antigo anfiteatro e das vistas espectaculares que este oferece não só do próprio estádio, mas também do Fórum Romano nas proximidades e de Roma.

O Coliseu, palco do filme Gladiador, de Ridley Scott (2000), é o local histórico mais popular da Itália, atraindo mais de seis milhões de visitantes por ano. O seu exterior foi recentemente limpo e restaurado com a ajuda de uma doação de 25 milhões de euros da Tod's, empresa italiana que produz sapatos e outros acessórios de moda em couro.

Foto
Alessandro Bianchi/Reuters

O preço desta nova visita será de 9 euros, a somar aos 12 euros do bilhete normal.

Foto
Alessandro Bianchi/Reuters
Sugerir correcção
Comentar