Seedrs angaria 11 milhões de euros em ronda de financiamento

Empresa de investimento colectivo conseguiu mais de metade do dinheiro numa campanha na sua própria plataforma.

Foto
A Seedrs permite investir online em startups bruno lisita

A empresa de investimento colectivo Seedrs, que tem boa parte das operações em Portugal, angariou dez milhões de libras (cerca de 11 milhões de euros) numa nova ronda de financiamento. Mais de metade do investimento veio de uma campanha criada na própria plataforma.

Cerca de dois mil investidores oriundos de 35 países investiram um total de seis milhões de libras. O investimento médio foi de 3200 libras e o maior investimento privado, de 800 mil libras.

Os restantes quatro milhões de libras vieram do fundo britânico Woodford Investment Management, que já em 2015 tinha investido seis milhões de libras na Seedrs. Naquela altura, a empresa conseguiu uma ronda de investimento de dez milhões de libras, em que também participou a firma de capital de risco britânica Augmentum Capital. Desta feita, "a Augmentum não entrou de forma significativa", esclareceu a Seedrs ao PÚBLICO.

A Seedrs permite que qualquer pessoa invista online numa empresa (tipicamente, uma startup), recebendo em troca parte do capital. Estes investimentos podem ter retorno quando o investidor consegue vender a sua posição – por exemplo, quando a empresa entra em bolsa ou quando é comprada por outra. Este ano, a Seedrs lançou uma funcionalidade de mercado secundário, permitindo aos utilizadores comprar e vender entre si as participações que têm em empresas. Neste mercado secundário já foram trocadas mais de 2,5 milhões de acções, segundo dados da Seedrs.

A empresa foi fundada pelo americano Jeff Lynn e pelo português Carlos Silva. Tem sede em Londres, mas muitos dos funcionários trabalham em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar