"França continua em estado de guerra", avisa o ministro do Interior

Ameaça terrorista continua no nível mais elevado em França.

Foto
Gerard Collomb, Ministro do Interior de França Reuters/Jean-Paul Pelissier

A ameaça terrorista em França continua no nível máximo e o ministro do Interior, Gerard Collomb, avisou esta terça-feira, aos microfones da rádio France Internationale, que o país continua “em estado de guerra”.

Na mesma entrevista, Collomb revelou que, na sexta-feira, foi encontrado um engenho explosivo no exterior de um edifício residencial do XVI bairro de Paris. Na operação foram detidas várias pessoas, incluindo um indivíduo "radicalizado", informou. Investiga-se agora a origem da bomba encontrada.

 "Todos aqueles que pensam que finalmente terminou e que é preciso baixar as capacidades das nossas autoridades enganam-se, nós continuamos em estado de guerra", sublinhou.

No domingo, duas jovens mulheres foram mortas à facada junto à estação ferroviária de Saint-Charles em Marselha, num ataque posteriormente reivindicado pelo Daesh. Esta manhã, o ministro do Interior confirmou que estão a ser investigadas possíveis ligações do atacante, morto pela polícia, ao grupo terrorista. No entanto, Collomb afirmou que é fácil ao Daesh reivindicar “tudo o que lhe apeteça”.

Questionado sobre as imagens de violência potencial na Catalunha, Collomb disse que não comentava "os problemas dos outros”.

“Já tenho os meus problemas para me preocupar. Não vou comentar os problemas dos vizinhos”, disse.

Sugerir correcção
Comentar