“Na criatividade, a perfeição não é um bom ponto de partida”

O artista e designer holandês Erik Kessels defende que “ninguém teve uma ideia brilhante ao usar um programa de computador perfeito”.

Erik Kessels é um artista, designer e curador holandês. Em 1996, fundou a KesselsKramer, uma agência de comunicação independente sediada em Amesterdão, que agora já se estendeu até Londres e Los Angeles. É uma das mais de 50 mentes criativas que a compõe, e que resultam nas campanhas mais bizarras e provocadoras.

Um dos mais recentes trabalhos de Kessels foi a exposição 24HRS IN PHOTOS com uma premissa simples: imprimir as fotografias publicadas online durante um dia apenas, na rede social Flickr. O resultado? Milhares de fotografias amontoadas numa galeria, um lembrete físico acerca da quantidade absurda de imagens que vemos diariamente. Foi também uma reflexão sobre a diluição entre as esferas pública e privada: podemos encontrar fotografias de recém-nascidos ao lado de fotografias de guerra.

Failed it! é um dos seus recentes livros, no qual celebra a necessidade do erro e das imperfeições. Tal como explica neste episódio, a perfeição é inimiga da criatividade: o caos e a confusão, esses sim, são os seus melhores amigos.

A série You’re Out of Element foi filmada pelo Canal180 em Varsóvia, Polónia, a convite da conferência de design Element Talks, em abril de 2017.