Jagmeet Singh torna-se no primeiro líder partidário não-branco

Aos 38 anos, o advogado sikh passa a ser também o mais jovem dos líderes dos três maiores partidos canadianos. Justin Trudeau é agora o mais velho.

Foto
Jagmeet Singh foi recentemente vítima de um incidente racista Jagmeet Singh/Instagram

Jagmeet Singh, um advogado sikh de 38 anos, foi eleito no domingo para a liderança dos Novos Democratas (NDP, na sigla inglesa), tornando-se no primeiro líder partidário não-branco da história do Canadá. Singh reuniu 54% dos votos numa eleição conduzida por correio e pela internet.

Deputado à assembleia provincial do Ontário, com carreira recente centrada na defesa dos direitos do consumidor, Singh tornou-se num rosto conhecido além das fronteiras do Canadá quando, em Setembro, um vídeo de um incidente racista de que foi vítima foi amplamente divulgado nas redes sociais e na imprensa internacional.

No vídeo, registado durante uma acção de campanha, Singh é verbalmente atacado por uma mulher branca que assume incorrectamente que o político é muçulmano, acusando-o de extremismo.

Durante o incidente, Singh recusou identificar-se como sikh, explicando posteriormente que tal poderia ter sido entendido inadvertidamente como uma legitimação de um discurso islamofóbico, e optou por dizer que a agressora era “bem-vinda” e “amada”. O deputado provincial foi elogiado pela reacção apaziguadora.

Formação de centro-esquerda, o NDP é actualmente a terceira força política no Canadá, ocupando 44 dos 338 lugares no Parlamento federal em Otava.

No Twitter, e após a vitória nas eleições internas, Singh lançou a sua candidatura ao cargo de primeiro-ministro. O Canadá vai a votos em 2019, com o novo líder do NDP a enfrentar os Liberais centristas do popular chefe de Governo Justin Trudeau e os conservadores de Andrew Scheer, ambos muito acima dos Novos Democratas nas sondagens. Mais atrás nas intenções de voto estão o Bloc Québécois e os Verdes, ambos liderados por mulheres – Martine Oullet e Elizabeth May, respectivamente.

Entre os líderes dos três principais partidos, Singh é o mais novo. Aos 38 anos, é alguns meses mais jovem que Scheer e seis anos mais novo que Trudeau, com 45 anos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários