PS recupera a Câmara de Beja

Paulo Arsénio, presidente da câmara eleito, promete actuação diferente dos seus antecessores.

Foto
Paulo Arsénio, do PS, com António Costa durante a campanha para as autárquicas Miguel Manso

O inesperado aconteceu. Nem Paulo Arsénio (PS) ainda conseguiu interiorizar a dimensão da sua vitória, que lhe permitiu infligir a primeira derrota a João Rocha, actual presidente da Câmara de Beja. “Ainda não tenho a verdadeira noção do que aconteceu”, desabafou ao PÚBLICO o próximo presidente da capital do Baixo Alentejo.

“Ainda na passada semana durante as acções de campanha, fartei-me de chorar com reacção ao modo afectivo como as pessoas me acolhiam. Mas mesmo assim achava uma missão extremamente difícil derrotar João Rocha”, explicou Paulo Arsénio. Não sabe o que dizer: “Ainda sinto que estou muito sóbrio.” E, depois de alguns segundos de silêncio, confessa a sua surpresa por ter derrotado um dos derradeiros autarcas dinossauros, pelo tempo que leva no desempenho de funções na liderança, primeiro da Câmara de Serpa, de 1979 a 2012, e depois na autarquia de Beja, de 2013 a 2017.

“Nunca terei a forma de actuar dos meus antecessores. Vamos ter uma forma diferente de fazer política, em ligação muito estreita com a população”, garante Paulo Arsénio. O político reconhece que nunca desempenhou funções executivas, pois o seu lugar foi sempre de deputado, primeiro na Assembleia da República e depois na Assembleia Municipal de Beja, mas diz ter consciência da tarefa que passará a ter em mãos.

A CDU sofre uma derrota no distrito de Beja como nunca aconteceu na história do poder local, pois chegou a ter, nos anos de 1980, a presidência de 13 das 14 autarquias do Baixo Alentejo, à excepção de Almodôvar. Para o mandato de 2017/2021, terá a maioria apenas nas câmaras de Alvito, Serpa, Cuba e Vidigueira.

Em 2013, a CDU tinha obtido a maioria em oito câmaras. Desta vez, perdeu as de Beja, Barrancos, Moura e Castro Verde. O PS fica com a maioria absoluta nos concelhos de Barrancos, Moura, Ferreira do Alentejo, Beja, Aljustrel, Castro Verde, Ourique, Almodôvar, Odemira e Mértola.

Acompanhe aqui a noite eleitoral ao minuto e veja aqui todos os resultados das eleições autárquicas

Sugerir correcção
Comentar