O Dia Mundial da Arquitectura está de olho nas alterações climáticas

Exposições, debates e filmes organizados pela Ordem dos Arquitectos podem ser vistos até ao final do mês de Outubro, em Lisboa. Hoje é Dia Mundial da Arquitectura

Foto
Dmitri Popov/Unsplash

O Dia Mundial da Arquitectura celebra-se esta segunda-feira, 2 de Outubro, sob o tema "Climate Change Action!", prolongando-se as comemorações ao longo do mês de Outubro, com exposições, debates e filmes, organizadas pela Ordem dos Arquitectos.

O tema, este ano ligado ao ambiente, é escolhido anualmente pela União Internacional dos Arquitectos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderirem às comemorações, como é o caso de Portugal. Para marcar a data, será realizada, em Matosinhos, a conferência da vencedora da 12.ª edição do Prémio Fernando Távora e o lançamento da 13.ª edição do concurso.

Na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, é exibido, às 19 horas, o filme Vilanova Artigas: o arquitecto e a luz, de Laura de Artigas e Pedro Gorsky, com apresentação de Luís Urbano, com organização da Livraria A + A. Na terça-feira, no âmbito das "Conferências na Garagem", Sam Jacob apresentará Strange Harvest: Adventures Beyond Architecture, também às 19 horas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e, na quarta-feira, realiza-se a conferência "Human Entities", com Adrian Currie, à mesma hora, na sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Também no contexto das comemorações, realiza-se o Arquitecturas Film Festival, em 5.ª edição, sob o tema "Let's Get Physical", a decorrer de 11 a 15 de Outubro, no Fórum Lisboa e no Cinema City, em Lisboa, com curadoria de Sofia Mourato e organização da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

A sessão solene de encerramento da programação das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2017 realiza-se no dia 27 de Outubro, pelas 18 horas, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.

A programação do Dia Mundial da Arquitectura 2017 pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar