Um polícia esfaqueado e quatro civis atropelados em possível ataque terrorista

Suspeito foi detido e pensa-se que terá ligações a grupos terroristas.

Foto
A polícia investiga o local onde ficou o camião guiado pelo homem que atropelou pessoas Reuters/CANDACE ELLIOTT

Um agente da polícia foi esfaqueado e quatro civis foram atropelados com um camião na cidade canadiana de Edmonton, província de Alberta, naquilo que as autoridades afirmam investigar como um possível incidente terrorista. O suspeito foi detido algumas horas depois do ataque, que aconteceu na noite deste sábado (madrugada de domingo em Portugal), à saída de um jogo de futebol americano entre os Edmonton Eskimos e os Blue Bombers.

Depois de ter esfaqueado um agente da polícia nas imediações do Commonwealth Stadium, o suspeito pôs-se em fuga pela baixa da cidade de Edmonton e atropelou várias pessoas com um camião — onde, segundo as autoridades, se encontravam duas bandeiras do Daesh que foram apreendidas e fazem parte da investigação em que participa uma unidade antiterrorista. Segundo o jornal canadiano The Globe and Mail, a polícia acredita que o suspeito agiu sozinho.

O chefe da polícia de Edmonton, Rod Knetch, disse este domingo aos jornalistas que o agente que foi esfaqueado não ficou ferido com gravidade. As outras quatro pessoas ficaram feridas durante a perseguição policial — durante a qual o suspeito tentava "propositadamente" atropelar peões — mas Knetch não adiantou detalhes sobre o seu estado de saúde.

“Como base nas provas recolhidas nos locais e na atitude do suspeito” — descrito como um homem com cerca de 30 anos —, as autoridades passaram a investigar o caso como um incidente terrorista. A investigação está numa fase muito inicial, avisa o chefe da polícia, enquanto pede aos cidadãos locais que permaneçam “vigilantes” e que contactem as autoridades se avistarem algum comportamento suspeito. 

Sugerir correcção
Comentar