“Tudo o que aprendi foi na Internet”

Tom Biskup é designer gráfico e diretor artístico, sem nunca o ter estudado formalmente na escola - tudo o que aprendeu foi na Internet. No entanto, a relação de dependência com a tecnologia já o fez repensar o seu trabalho e reformular os seus métodos.

Este foi o tema abordado por Biskup na Element Talks, uma conferência de Design em Varsóvia, onde expôs experiências feitas ao longo de dois anos, incluindo apagar a conta de Facebook ou viver sem um smartphone. Fez um vídeo-convite para a sua talk, onde lançou várias questões: conseguimos chegar a algum lado sem utilizar o Google Maps? Conseguimos ver um concerto sem filmar ou tirar fotografias com o nosso telemóvel?

A dualidade entre a felicidade e o trabalho que fazemos é também uma das questões levantadas por Tom Biskup. Como manter a sanidade mental na era das notificações e estimulação constante? Uma das suas soluções é a partilha, um acto essencial ao ser humano que, na cloud, viu o seu significado alterado.

A série You’re Out of Element foi filmada pelo Canal180 em Varsóvia, Polónia, a convite da conferência de design Element Talks, em Abril de 2017.