“Criámos um mundo onde Trump consegue ser presidente”

Mike Monteiro nasceu em Portugal vive nos Estados Unidos desde os três anos. Como designer, nunca se esquece da responsabilidade e do poder que tem nas mãos.

Mike Monteiro nasceu em Portugal, mas desde os 3 anos que a sua casa é São Francisco. Co-fundador e diretor da Mule Designs, nunca se esquece da responsabilidade e do poder que tem nas mãos como designer. Em 2014, venceu um dos prémios atribuídos pela revista Net, pela sua polémica conferência “Como os Designers destruíram o Mundo”.

Encontrar soluções para clientes é um processo que o entusiasma - assim o confirma com os seus livros Design is a Job e You’re My Favorite Client. No website do Mule Designs, podemos ler uma extensa explicação de como funciona a parceria entre a equipa da Mule Designs e um cliente: tem de haver pesquisa, abertura e, sobretudo, discussão.

Se eu fizer isto, vou contribuir de forma positiva para o Mundo? Esta é uma questão que Mike coloca antes de qualquer trabalho como designer, e que estimula outros profissionais a fazerem também. Os projetos não são apenas mais um trabalho: refletem e conduzem diversos valores.

A série You’re Out of Element foi filmada pelo Canal180 em Varsóvia, Polónia, a convite da conferência de design Element Talks, em Abril de 2017.