Concurso para o novo canil do Porto lançado esta semana

Empreitada está orçada em 1,9 milhões de euros e o vencedor terá um ano para construir as novas instalações em Campanhã

Foto
O actual canil é um espaço sem quaisquer condições Nelson Garrido

O concurso para a construção do futuro canil do Porto, denominado Centro de Recolha Oficial, foi lançado pela autarquia esta quinta-feira. O anúncio publicado no Diário da República refere que os candidatos têm 30 dias para apresentar as suas propostas.

Depois de décadas de espera, o obsoleto canil da Rua de S. Dinis deverá ser finalmente substituído, mas pode ainda não ver a luz do dia em 2018. Em Janeiro, o executivo de Rui Moreira anunciava, através do jornal do município, que a empreitada para instalar o novo canil em Campanhã deveria arrancar no segundo semestre deste ano, mas essa probabilidade, a acontecer, será já bem próximo do final do ano. Há que aguarda pelas propostas, analisá-las, esperar que não haja qualquer reclamação da deliberação do júri e só depois adjudicar a obra orçada em 1,9 milhões de euros – mais 400 mil euros do que o valor previsto em Janeiro – e com um prazo de execução de um ano.

O concurso é lançado pela empresa municipal GOP – Gestão de Obras Pública e o vencedor será aquele que apresentar o preço mais baixo para a nova construção a instalar na Travessa de Águas Férreas de Campanhã. O edifício deverá ter 220 boxes e, apesar de continuar a ser essencialmente destinado à recolha de cães e gatos, poderá acolher outras espécies, se tal se revelar necessário.

O espaço deverá ter também um bloco cirúrgico, sala de enfermagem, áreas de exercício, de tosquia e de higienização, contando com zonas distintas para os serviços oficiais e para a adopção.

O actual canil, com cerca de 80 anos, há muito que é considerado unanimemente como um espaço sem condições para as funções que exerce. 

Sugerir correcção
Comentar