Luís Pereira quer levar para o mundo a Antiga Barbearia de Bairro

Empresa começou por vender pincéis e lâminas para fazer a barba. Agora, a nova colecção cultiva a moda das barbas. Já chega a 20 países.

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Mário Lopes Pereira
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Luís Pereira nasceu por cima de uma barbearia e esse é um espaço que sempre o atraiu. "Não é um refúgio, mas é um espaço muito masculino", define. Há sete anos largou o trabalho na alta perfumaria e criou a sua própria empresa, a Antiga Barbearia de Bairro, onde começou por oferecer produtos para homem, relacionados com o corte da barba. Com o ressurgimento das barbearias há uma nova colecção, de seu nome Chiado, com produtos a pensar em homens com barbas bem tratadas.

"A gama de cuidados com a barba é nova, antes tinhamos produtos para desfazer a barba", brinca o responsável, mostrando com orgulho o perfume (39,50 euros), o sérum (13,90 euros), o óleo (19,60 euros) e o sabonete (8,90 euros) para a barba. São quatro produtos que levaram alguns anos a produzir e é tudo "made in Portugal" – da criação do conceito, à produção e ao design. 

A Barbearia não fabrica nada, a sua função é pensar no conceito e depois trabalhar com empresas e indústrias que são responsáveis pela manufactura dos produtos. "Trabalhamos no dia-a-dia com fábricas portuguesas", diz, lamentando que nesta área da cosmética e perfumaria não exista ainda um cluster como na indústria têxtil e do calçado. 

A marca, "com um preço médio", não tem uma loja própria nem está nos seus planos. Assim como a venda online não faz parte da sua estratégia. É vendida em perfumarias, barbearias e lojas turísticas. "Vendemos bem a turistas, que gostam de levar um produto português de qualidade e referência", informa. A Antiga Barbearia de Bairro chega a 20 países, da Europa à América do Norte, onde é vendida em concept stores e ateliers. "É uma marca de nicho." A exportação já representa 20 a 30%. "Para o ano queremos ter presenças internacionais em feiras de moda." 

Luís Pereira inspirou-se no Chiado do final do século XIX, nas tertúlias, nos grémios, do Eça e de Os Maias, e a partir da folha de tabaco foi pensado um perfume onde se tentou "recriar o Chiado chique, moderno, urbano e sofisticado", descreve. Esta é a fragância que é transversal a todos os produtos da colecção, que estará à venda a partir de 19 de Outubro. No próximo ano, a intenção é juntar mais produtos a esta gama. Antes do Chiado, a marca lançou outras duas colecções com nomes de bairros: o Príncipe Real e a Ribeira do Porto. Para já mais nenhum bairro vai ser homenageado.

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