Cursos mais curtos saem dos portfólios das instituições

Menor procura de algumas formações específicas levam a uma nova diminuição do número de cursos de formação executiva oferecidos no ensino superior.

Foto
O panorama nas escolas de negócio portuguesas alterou-se Adriano Miranda

Uma redução na oferta de cursos de curta duração leva a que o número de formações destinadas a executivos que são disponibilizadas pelas instituições de ensino superior continue a diminuir. A menor procura verificada em algumas formações específicas justificaram uma afinação na oferta, que é particularmente visível em duas instituições, a Universidade do Minho e o Politécnico do Porto. Ao todo, há 674 cursos nesta lista, reunida pelo PÚBLICO, e mais uma instituição representada.

A Universidade do Minho passou de 55 para 29 cursos para executivos entre Maio, data da edição do último Especial Executivos, e este mês de Setembro, segundo a lista recolhida e publicada em exclusivo (consulte-a aqui). A instituição sediada em Braga e Guimarães fez desaparecer toda a sua oferta de Flash Training Courses (cursos de curta duração). Ao mesmo tempo, reduziu fortemente a oferta de mestrados (de 15 existentes, ficaram apenas sete) e descontinuou três doutoramentos. O Politécnico do Porto também acabou com toda a sua oferta de cursos breves. Em consequência dessa decisão, apresenta agora 37 formações, menos nove do que há quatro meses.

Há mais quatro instituições que disponibilizaram a sua oferta formativa ao público que fazem ligeiras reduções ao seu portfólio – entre um e três cursos –, sempre em formações curtas ou muito especializadas.

Em pouco mais de um ano, a oferta formativa para executivos foi reduzida substancialmente nas instituições de ensino superior portuguesas. Entre a lista editada pelo PÚBLICO em Agosto de 2016 e esta nova edição há menos 153 cursos. A maior parte desta diminuição já se tinha verificado no último número deste suplemento, em Maio (menos 123 formações), mas as universidades, politécnicos e escolas de negócios continuaram a afinação da sua oferta nos últimos meses, retirando mais 30 formações dos seus portfólios.

Em contraciclo com esta tendência, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa aumentou a sua oferta destinada a executivos – tem hoje 20 cursos, mais seis do que em Maio –, por força de um reforço nas pós-graduações, com formações como Analytics for Business, Contabilidade Financeira Avançada, Marketing Digital ou Gestão e Marketing do Desporto. Outras duas instituições de ensino superior acrescentam um curso à sua oferta.

A generalidade das instituições de ensino superior que disponibilizaram os seus portfólios de formação para executivos mantém, no entanto, a oferta que já tinha sido publicada em Maio. Ao todo, são listados 674 cursos. Face à última lista, surge uma nova instituição, a  Autónoma Academy, escola de negócios da Universidade Autónoma de Lisboa, que não tinha sido contactada na edição de Maio deste suplemento. A instituição privada estreia-se com 19 formações. São 14 pós-graduações, dois cursos não conferentes a grau e os MBA de Gestão de Projecto e Gestão de Bar. 

Texto corrigido às 11h00 de 28 de Setembro 2017

 

Sugerir correcção
Comentar