Falta de oxigénio e sangue no cérebro matou estudante americano na Coreia do Norte

Médica legista disse que Otto Warmbier foi vítima de um ferimento feito mais de um ano antes do óbito.

Foto
Reuters/Bryan Woolston

O estudante norte-americano Otto Warmbier, que esteve preso durante 17 meses na Coreia do Norte, morreu devido a falta de oxigénio e sangue no cérebro, concluiu Lakshmi Sammarco, uma médica legista de Cincinatti, no estado do Ohio, EUA. Na sua opinião, a morte foi causada por um ferimento feito mais de um ano antes do anúncio do óbito, a 19 de Junho. "Não sabemos o que lhe aconteceu e esse é o problema", disse a médica numa conferência de imprensa nesta quinta-feira.

O estudante da Universidade da Virgínia foi detido na Coreia do Norte entre Janeiro de 2016 e 15 de Junho deste ano, ao que tudo indica, por ter roubado um cartaz. Tinha 22 anos e regressou aos Estados Unidos em coma.

Segundo a médica, que divulgou um relatório datado de 11 de Setembro, a falta de oxigénio e de sangue no cérebro provocou a morte do estudante, conclusões a que chegou sem recurso a autópsia, já que, a pedido da família, apenas fez um exame externo. 

A posição oficial das autoridades da Coreia do Norte é a de que Warmbier tinha botulismo e que o seu estado de saúde se complicou após a ingestão de um comprimido para dormir. A família do estudante, por seu lado, afirma que ele morreu devido a torturas.

Sugerir correcção
Comentar