Falha informática provoca atrasos em dezenas de aeroportos

Em Portugal a avaria foi resolvida rapidamente e não terá provocado atrasos maiores.

Foto
NELSON GARRIDO

Uma falha no sistema informático Amadeus, utilizado pelas companhias aéreas para a gestão de reservas e checks-ins, provocou esta manhã de quinta-feira atrasos em vários aeroportos.

O PÚBLICO já contactou a ANA (Aeroportos de Portugal) que confirmou uma falha de cerca de 20 minutos, mas que não terá provocado atrasos entre os passageiros que estão a utilizar os aeroportos portugueses. "Confirmamos que de facto o sistema Amadeus esteve interrompido entre as 10h30 e as 11h, mas foi rapidamente resolvido e não provocou atrasos maiores", respondeu ao PÚBLICO Rui de Oliveira, do gabinete de comunicação da ANA. O sistema Amadeus é utilizado pela TAP, adianta a mesma fonte.

Nas redes sociais, passageiros em todo o mundo estão a reportar atrasos em dezenas de aeroportos, e dão conta de longas filas e bloqueios no acesso ao check-in. Gatwick, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, Chang, Singapura, Joanesburgo, África do Sul, Zurique, na Suíça, Melbourne e Sydney, na Austrália, e Washington DC, nos EUA estão entre os aeroportos afectados.

Sugerir correcção
Comentar