INE: Confiança dos portugueses volta a cair e clima económico estabiliza

A queda interrompe a trajectória positiva observada desde o início de 2013, depois de atingir máximos em Julho.

Foto
Na zona euro e na União Europeia (UE) o sentimento económico subiu em Setembro NFACTOS / FERNANDO VELUDO

O indicador de confiança dos consumidores portugueses voltou a diminuir em Setembro, pelo segundo mês consecutivo, interrompendo a subida observada desde início de 2013, e o clima económico estabilizou, após ter diminuído em Agosto, divulgou o INE esta quinta-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores “diminuiu nos últimos dois meses, interrompendo a trajectória positiva observada desde o início de 2013 e que tinha culminado no valor máximo da série em Julho”.

De acordo com o instituto estatístico, esta evolução do indicador de confiança dos consumidores em Setembro “resultou do contributo negativo do saldo das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país, tendo as expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar estabilizado e as perspectivas sobre a evolução da poupança contribuído positivamente”.

Já “o indicador de clima económico estabilizou, depois de ter diminuído em agosto”, tendo os indicadores de confiança aumentado na indústria transformadora, na construção e obras públicas e nos serviços - “de forma ligeira no primeiro caso” - e diminuído no comércio.

Na zona euro e na União Europeia (UE) o sentimento económico subiu em Setembro, face a Agosto, 1,1 pontos, atingindo em ambas os 113,0 pontos, valores que não eram alcançados desde o verão de 2007, segundo Bruxelas.

A tendência para a melhoria do sentimento económico na zona euro e UE mantém-se desde Maio último.

Sugerir correcção
Comentar