Funcionários preferem sede da Agência Europeia do Medicamento em Amesterdão

Politico e Reuters noticiam que inquérito interno realizado pela EMA para saber as preferências de quem lá trabalha. Estão pelo menos sete cidades à frente do Porto.

Foto
A actual sede da EMA, em Londres Hannah Mckay

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) informou esta quarta-feira a Comissão Europeia de que os seus funcionários preferem que a nova sede seja criada em Amesterdão, noticiam o Politico e a Reuters. O Porto, que é uma das cidades candidatas a albergar a sede actualmente em Londres — de onde sairá na sequência do "Brexit" —, está na primeira metade da tabela mas longe dos primeiros classificados.

Atrás de Amesterdão nas preferências dos quadros da Agência Europeia do Medicamento, surgem Barcelona e Viena.

Estas conclusões surgiram de um inquérito interno pela EMA - que deu a escolher 19 das mais de 20 cidades candidatas - a que a Reuters teve acesso, diz ainda que no quarto e quinto lugar das preferências aparecem Milão e Copenhaga, respectivamente. Atenas e Dublin surgem também bem classificadas. 

A EMA, em comunicado, avisou que pode perder até 70% do seu staff se a cidade escolhida de entre os 19 candidatos analisados para receber a nova sede não for uma das cinco preferidas. No entanto, a agência não comentou os resultados do inquérito entretanto divulgado.

Sugerir correcção
Comentar