Candidata da CDU alerta para carências de equipamentos e pessoal educativo em Leiria

Anabela Baptista diz que há falta equipamentos e pessoal educativo nopré-escolar e 1.º ciclo.

Foto
A candidata da CDU à Câmara de Leiria abordou ainda a falta de material didáctico e pedagógico. DANIEL ROCHA / PUBLICO

A cabeça-de-lista independente na lista da CDU à Câmara de Leiria, Anabela Baptista, alertou nesta quarta-feira para as carências ao nível de equipamentos e de funcionários no ensino pré-escolar e 1.º ciclo.

Depois de uma visita a alguns estabelecimentos de ensino do concelho dos vários níveis de escolaridade, Anabela Baptista constatou que "continua a haver carências, principalmente ao nível dos equipamentos, a sua adequação e suficiência em termos de espaços, nomeadamente para refeições e espaços exteriores" do pré-escolar e 1.º ciclo, "onde o município pode ter uma significativa intervenção".

A candidata referiu ainda a "necessidade de suprir essas carências" e "da requalificação do parque escolar e espaço exteriores existentes".

"Ao nível da carência de pessoal também se continua a constatar, principalmente, nestes horários de toma de refeições. Temos muitos equipamentos que estão a fazer rotatividade de horários de almoço e que têm carência de cobertura exterior", referiu.

Como "muitas vezes o espaço de refeições é partilhado com o espaço de recreio interior, em dias em que não é permitido ir ao exterior, os alunos ficam confinados a espaços exíguos".

Anabela Baptista denunciou ainda a falta de material didáctico e pedagógico, levando a que "as famílias sejam oneradas", e as "condições de segurança e acessos aos próprios equipamentos" escolares.

"A segurança não se encontra assegurada, nomeadamente dos alunos que já têm circulação autónoma pedonal ou clicável", apontou, referindo-se aos alunos mais velhos. A candidata entendeu ainda que se os alunos se deslocassem de forma autónoma "funcionaria em termos de mobilidade no esvaziamento do parque automóvel que vem para a cidade".

Segundo disse, "muitos pais recorrem à viatura privada, porque não há transportes públicos que assegurem que os filhos têm condições para aceder aos estabelecimentos de ensino".

Além da falta de transporte, os horários também não estão ajustados à escolas, "principalmente quando estamos a falar de todo o território das 18 freguesias do concelho", constatou.

"Quem vive mais longe está muitíssimo penalizado. Os alunos têm que acordar muitíssimo cedo se querem vir de transporte colectivo. Uma vez mais verifica-se que muitos pais optam por ter que vir eles também mais cedo e no seu veículo privado para não penitenciar os filhos e agravar as suas condições de estudo e de vida por terem de acordar demasiado cedo. Não têm horários ajustados, nem têm a frequência que era necessária."

São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições de 01 de Outubro o actual presidente, Raul Castro (PS), Fernando Costa (PSD), Anabela Baptista (CDU), Sérgio Duro (CDS-PP), Andrzej Kowalski (BE), João Pais do Amaral (PNR) e Daniela Sousa (PAN).

Sugerir correcção
Comentar