Casaco da Levi's que atende chamadas e dá música chega ao mercado

O resultado da parceria entre a marca de roupa e a Google chega às lojas por 300 euros, só nos EUA.

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O Commuter Jacket só funciona com um smartphone por perto
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A etiqueta inteligente fica escondida na manga esquerda

Dois anos depois de as empresas Google e Levi's terem anunciado uma parceria para criar vestuário inteligente, a primeira peça está pronta, o Levi's Commuter Jacket, primeiro apresentado em Maio de 2016. Trata-se de um casaco de ganga pensado para facilitar a vida de quem utiliza uma bicicleta diariamente. Gestos subtis (como o passar os dedos pela manga) dão informação sobre as horas e o estado do tempo, atendem chamadas e param a música que se está a ouvir sem que o ciclista tenha de parar para ver o telemóvel. E com um GPS embutido, o casaco também dá direcções.

O casaco, porém, não é um aparelho tecnológico por si só. As capacidades vêm de um botão na manga (a que a Google chama “etiqueta inteligente"), que permite comunicar com o telemóvel via bluetooth. Ou seja, o Commuter Jacket só funciona com um smartphone por perto. Custa 350 dólares (cerca de 300 euros).

O projecto é parte da tendência recente em desenvolver wearables (equipamentos electrónicos com que nos podemos equipar). A analista CSS Insight estima que o mercado ultrapasse os 20 mil milhões de euros até 2019, com a tecnologia a tornar-se cada vez mais pequena e integrada em tudo. 

O interesse da Google no sector não é recente: em 2014, a multinacional lançou os óculos de realidade aumentada Google Glass, um aparelho mais ambicioso do que este casaco. A câmara incorporada nos óculos permitia aceder a informação directamente na lente do olho direito e tirar fotografias e vídeos. Porém, o projecto foi praticamente cancelado e está agora confinado a alguns nichos de uso profissional. 

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A etiqueta inteligente do Commuter Jacket fica escondida na manga esquerda do casaco Google

A tecnologia do novo Commuter Jacket é mais discreta. Embora a etiqueta inteligente não se possa lavar, é facilmente removível (transformando o casaco numa peça de vestuário normal) e o resto do tecido pode ir à máquina. A bateria foi criada para durar cerca de dois dias, e a finalidade dos gestos (por exemplo, tocar ou deslizar o dedo pelas mangas para activar o rádio) pode ser personalizada pelos utilizadores.

Trata-se da primeira proposta do projecto Jacquard – a secção de desenvolvimento da Google que une a tecnologia ao mundo dos têxteis – a chegar ao mercado. Numa primeira fase, o casaco apenas vai estar disponível para compra em três lojas, e todas nos EUA.

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