Polícia catalã recebe ordens para encerrar todos os locais de voto para o referendo

Mossos d'Esquadra devem tomar controlo dos recintos destinados à votação até dia 30 de Setembro. Ninguém poderá entrar a partir desse momento.

Foto
LUSA/QUIQUE GARCIA

O corpo policial autónomo da Catalunha, os Mossos d’Esquadra, recebeu ordens para encerrar todos os locais que possam servir de centros de votos para o referendo sobre a independência catalã marcado para domingo, dia 1 de Outubro. A polícia deve assim tomar controlo destes recintos, que incluem escolas e centros cívicos, a partir de 30 de Setembro.

Além disso, a procuradoria-geral catalã ordenou que a polícia impeça que se realize a votação na rua, se esta ocorrer a menos de 100 metros dos locais reservados ao sufrágio. As instruções partiram do procurador-geral da Catalunha, José María Romero de Tejada, e tiveram como destinatário o chefe dos Mosso d’Esquadra, Josep Lluís Trapero.

Caso se registe desobediência às ordens agora divulgadas, os agentes policiais devem identificar e avisar os directores ou os responsáveis pelo local em questão das consequências dessa acção, noticiam o El País e o El Mundo, citando fontes do Ministério Público espanhol.

Todo o material que seja destinado à votação deve também ser apreendido – incluindo material informático, urnas, boletins de voto ou cartazes de propaganda eleitoral. Apesar disso, existe o receio que os centros de voto sejam ocupados antes da chegada das autoridades. Por isso, o procurador catalão instruiu os Mossos d’Esquadra a retirarem todas as pessoas que estejam no interior dos locais designados.

Nas detalhadas instruções de Tejada, pede-se também que os locais sejam encerrados de forma visível e eficaz, devendo a polícia catalã “utilizar materiais que garantam a inviolabilidade do bloqueio e um cartaz que advirta sobre a responsabilidade legal” para quem tente forçar a entrada.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários