Município da Marinha Grande aprova reabilitação urbana do centro histórico

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou o projecto de reabilitação urbana do centro, que tem “condições excelentes para se tornar um polo dinâmico”.

Foto
O projecto de reabilitação urbana está agora sujeito à apreciação da Assembleia Municipal. David Clifford

O Município da Marinha Grande aprovou o projecto de Operação de Reabilitação Urbana Simples (ORU) do Centro da Marinha Grande, que será agora sujeito à apreciação da Assembleia Municipal, anunciou nesta terça-feira a autarquia.

Segundo o Município, a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro da Marinha Grande foi aprovada pela Assembleia Municipal a 24 de Novembro de 2014, correspondendo a uma área de cerca de 56 hectares e abrangendo o núcleo mais antigo da cidade, onde se localizam 586 edifícios públicos e privados.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal aprovou "o projecto da ORU, orientado por uma Estratégia de Reabilitação Urbana (ERU), tendo o mesmo sido submetido à apreciação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para emissão de parecer", refere uma nota de imprensa.

A autarquia explica que a operação de reabilitação urbana "assume-se como um elemento prático de apoio à actividade privada, conjugada com a actuação do Município ao nível dos investimentos em espaços e edifícios públicos".

Considerando que o centro da Marinha Grande tem "condições excelentes para se tornar um polo dinâmico, atendendo à sua localização, às referências históricas que encerra, aos espaços públicos e edifícios que lhe dão carácter", a Câmara constatou a "degradação evidente de muitos imóveis".

"A reabilitação urbana terá de resultar do envolvimento de todos os que consideram esta área como um espaço de oportunidades para habitar, visitar ou desenvolver as suas actividades económicas", destacou ainda a autarquia, ao "desafiar os atores locais a fixar no centro actividades (comércio e serviços) que com ele podem coexistir, valorizando novas formas de habitar, trabalhar ou aprender".

Sugerir correcção
Comentar