Open House Lisboa recebeu número recorde de visitantes

Espaços mais populares foram a Igreja de São Roque e o Panorâmico de Monsanto. Iniciativa que abre espaços normalmente vedados ao público mais do que duplicou números, com 44 mil visitas. Mudança de Julho para Setembro ajuda a explicar afluência.

Fotogaleria
Igreja de São Roque RUI GAUDENCIO
Fotogaleria
Palácio Chiado Miguel Manso
Fotogaleria
Igreja de São Roque RUI GAUDENCIO
Fotogaleria
Museu dos Coches rui Gaudencio
Fotogaleria
Palácio Chiado Miguel Manso
Fotogaleria
Panorâmico de Monsanto PBC PEDRO CUNHA

A iniciativa Open House Lisboa, que anualmente abre as portas de edifícios públicos e privados, residências ou monumentos normalmente fechados ao público, teve no último fim-de-semana o seu maior número de visitantes. Segundo a organização, foram realizadas em Lisboa mais de 44 mil visitas, um número manifestamente superior às cerca de 18 mil de 2016. Um dos motivos de peso é a mudança do calendário de Julho para Setembro.

Este ano, a Open House Lisboa – existe também a Open House Porto, que em Julho recebeu a sua terceira edição – tinha uma lista de 87 espaços visitáveis, entre os quais casas particulares ou o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, projectado por João Luís Carrilho da Graça.

Os espaços mais populares foram, de acordo com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, que organiza a versão portuguesa da Open House, a Igreja de São Roque (que já em 2016 fora o edifício mais visitado) e o Panorâmico de Monsanto – “especialmente aberto para integrar o roteiro”, como detalha o comunicado da Trienal, depois de na semana anterior ter sido anunciada a sua reabertura e, logo a seguir, também o seu fecho para limpezas antes da Open House. Na lista dos mais visitados estão também o Museu dos Coches, o Reservatório da Mãe d'Água e o Palácio Chiado.

As comissárias da Trienal, Rita e Catarina Almada Negreiros, classificam o número de visitantes, 44.217, como “impressionante” e o presidente da Trienal, o arquitecto José Mateus, destacou o papel dos guias, peritos e autores (74 nesta edição) que acompanham as visitas a cada espaço. Houve "alguma afluência de turistas", disse ao PÚBLICO José Mateus, mas "a esmagadora maioria dos visitantes são portugueses que vivem em Lisboa".

O aumento expressivo de visitantes deve-se, responde José Mateus ao PÚBLICO, a vários factores, desde "a qualidade geral do programa" ao "aumento do número de espaços e da capacidade das visitas para responder à afluência crescente, que se materializou com o reforço substancial de entradas livres". Mas o responsável acrescenta ainda que o facto de esta 6.ª edição se ter realizado em Setembro, "num fim-de-semana de clima óptimo, contribuiu decisivamente", em contraste com as edições anteriores, que decorriam em Julho. O presidente da Trienal indicou ainda que o factor comunicação "incluindo o facto de muitos proprietários de espaços se terem envolvido na divulgação, poderá ter também ajudado".

A  sexta Open House Lisboa incluiu também um programa para pessoas com necessidades especiais de acessibilidade e portadoras de deficiência. A iniciativa Open House é uma ideia da arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton, que encetou o programa em 1992 em Londres, tendo-se expandido depois, no âmbito da rede Open House Worldwide, por várias cidades europeias, mas chegando também a Nova Iorque ou Buenos Aires.

Sugerir correcção
Comentar