PAN em Viseu quer criar regulamento e um provedor dos animais

Carolina Almeida, candidata do PAN, apresentou no passado domingo a intenção do partido em criar uma plataforma de adopção na cidade.

Foto
Em Viseu, o PAN quer dar um lar aos animais abandonados, através de uma plataforma de adopção. Fabio Augusto

A candidata do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara de Viseu, Carolina Almeida, avançou no domingo que as suas propostas para o concelho incluem a criação de um regulamento e a figura do provedor municipal dos animais. "Temos muitas propostas para esta área, uma delas é a criação de um regulamento municipal que promova o bem-estar e a protecção animal, que regule estas questões, não só relacionadas com os animais de companhia, mas também todas as outras espécies, sejam animais selvagens ou de quinta", sustentou.

Em declarações à Agência Lusa, a candidata do PAN, que preparou para a tarde de domingo uma 'cãominhada', sublinhou que o valor das coimas do não cumprimento desse regulamento reverterá para um fundo municipal, que será depois utilizado para a causa animal.

"Queremos promover políticas de adopção, pois isso não existe em Viseu. Pretendemos criar uma plataforma, em conjunto com um hospital público veterinário, que terá uma valência de centro de recolha temporária, onde os animais fiquem provisoriamente e depois sejam adoptados", referiu.

De acordo com Carolina Almeida, o hospital público veterinário será destinado a animais abandonados, mas poderá também servir os animais de pessoas que se encontrem numa situação de vulnerabilidade socioeconómica. "Temos outras medidas que queremos implementar, uma delas é assegurar a proibição de qualquer tipo de entretenimento que inclua animais, estamos a falar de circos ou espectáculos de cariz tauromáquicos", apontou.

A candidata do PAN informou ainda que pretendem avaliar a necessidade de criar a figura do provedor municipal dos animais, que assegure o cumprimento do regulamento municipal. "Será uma figura a trabalhar de forma autónoma, apartidária, apolítica, para garantir o bem-estar dos animais. Também gostaríamos de criar parques caninos, que deverão ser construídos em zonas de lazer ou espaços verdes, para os cães socializarem e exercitarem-se", concluiu.

Na 'corrida' à presidência da Câmara de Viseu estão o actual presidente, Almeida Henriques, do PSD, Lúcia Araújo Silva, do PS, Paula Jacinta Amaral, do CDS-PP, Filomena Pires, do CDU, Fernando Figueiredo, do BE e Carolina Almeida, do PAN.

Sugerir correcção
Comentar