Candidato do PSD em Beja promete baixar derrama para atrair empresas

Para negócios superiores a 150 mil euros, o candidato do PSD quer baixar 1,5% da taxa de derrama

Foto
Os negócios que não atinjam os 150 mil euros, estarão isentos da taxa. Adriano Miranda

O candidato do PSD à presidência da Câmara de Beja, José Pinela Fernandes, prometeu esta segunda baixar a taxa de derrama aplicada pelo município para atrair empresas para o concelho e contribuir para a criação de emprego.

Em declarações à agência Lusa, durante uma acção de campanha para as autárquicas de domingo junto à Escola Básica de Mário Beirão, em Beja, o candidato disse que, se for eleito presidente, baixará para "metade" a taxa de derrama de 1,5% que o município cobra a empresas do concelho com volumes de negócios superiores a 150 mil euros.

O candidato prometeu também manter a isenção do pagamento de derrama aplicada pelo município a pequenas empresas do concelho com volumes de negócios até 150 mil euros.

“Precisamos de empresas maiores" no concelho, porque são as que geram "mais empregabilidade", frisou o candidato, defendendo que a Câmara de Beja "pode baixar a derrama", porque a receita do município proveniente do imposto "mais do que duplicou" de 2015 para 2016. A receita "rondou os 400 mil euros" em 2015 e "superou um milhão de euros" em 2016 e, por isso, "há possibilidades de baixar a derrama para haver maior investimento no concelho", frisou.

"Tem que haver mais incentivos por parte da Câmara" para atrair empresas, defendeu José Pinela Fernandes, referindo que a autarquia de Beja também tem de disponibilizar terrenos para a fixação de empresas.

A Câmara "tem de ter um papel muito importante nestas duas áreas" - derrama e disponibilização de terrenos - para "captar empresas" para o concelho e, desta forma, haver criação de postos de trabalho, defendeu, referindo que o município "não tem tornado" o concelho "atractivo" para que "mais empresas se instalem efectivamente".

A derrama é um imposto municipal que pode ser cobrado anualmente pelos municípios até ao limite de 1,5% sobre a colecta do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC), ou seja, sobre o lucro tributável das empresas.

A Câmara de Beja é presidida desde 2013 pelo histórico autarca comunista João Rocha, que lidera um executivo composto por quatro eleitos pela CDU e três pelo PS. Além de José Pinela Fernandes do PSD, concorrem à Câmara de Beja João Rocha da CDU, Paulo Arsénio do PS, José Pedro Oliveira do BE e Luís Dargent do CDS-PP.

Sugerir correcção
Comentar