Candidato do BE alerta para poluição no rio Lis, em Leiria

O candidato do BE à Câmara de Leiria, Andrzej Kowalski, quer devolver o rio às pessoas.

Foto
A poluição do rio é uma das preocupações do candidato do Bloco de Esquerda, que defende que a Câmara deve desempenhar um papel na sua limpeza. Diogo Baptista

Numa acção de campanha ambiental, com cartazes junto ao rio Lis a pedir a sua despoluição, o candidato do Bloco de Esquerda Andrzej Kowalski disse à Lusa que pretende "alertar a população para o problema da poluição no rio, que aparentemente todos sabem, mas muitos se esquecem".

"É um problema muito mais amplo e profundo. Estamos a falar de ordenamento de território, do velho problema da ribeira dos Milagres. Estamos a falar em devolver o rio à cidade e às pessoas. O percurso polis é fantástico, mas não há dúvida nenhuma de que as pessoas não se aproximam do rio", constatou o candidato independente do BE. Segundo o cabeça de lista, "uma das bandeiras" do BE é precisamente a do ambiente para "devolver ao território todo o potencial natural que o rio tem".

Considerando que a ribeira dos Milagres é um dos locais "onde a poluição é mais grave e visível", Andrzej Kowalski afirmou que existem "vários focos de poluição do rio que têm que ser, passo a passo controlados, regularizados e punidos se for preciso". O candidato entendeu que se trata de uma "questão cultural e civilizacional", pelo que "uma acção didáctica e pedagógica é capaz de dar mais um pouco de efeito do que uma multa".

Defendendo que não se pode ter a "visão paternalista" de que a Câmara resolve o problema, embora admita o "investimento público", o cabeça de lista afirmou que não se deve "empurrar tudo para cima" dos suinicultores, considerando que "com toda a sociedade e população envolvidas" se encontrará uma solução, "que não é tão complicada quanto isso".

A solução passa pela "construção da famosa estação de tratamento" de efluentes suinícolas e também pela parte "educacional, civilizacional e cultural dos suinicultores". "Estamos a falar de um problema que se arrasta há 30 anos. Trata-se de uma geração. Isto quer dizer que alguns suinicultores que faziam parte do problema já se reformaram", acrescentou.

Andrzej Kowalski destacou ainda outras bandeiras do BE, nomeadamente a "requalificação completa da linha do Oeste e a criação de uma política e estratégia cultural, envolvendo todas as forças interessadas".
São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições de 1 de Outubro o actual presidente, Raul Castro do PS, Fernando Costa do PSD, Anabela Baptista do CDU, Sérgio Duro do CDS-PP, Andrzej Kowalski do BE, João Pais do Amaral do PNR e Daniela Sousa do PAN.

Sugerir correcção
Comentar