Bloco de Esquerda defende que é prioritário deslocalizar a ETAR de Bragança

José Freire quer corrigir um erro “não aceitável” do passado e retirar o equipamento da encosta do castelo.

Foto
A ETAR está localizada no fundo da encosta do castelo de Bragança. Hugo Santos / Publico

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Bragança, José Freire, defendeu no domingo a deslocalização urgente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Bragança, considerando um erro a construção do equipamento junto ao castelo. "Estamos a dar uma imagem contrária àquilo que nós temos aqui, que é o ex-libris da cidade. É uma das zonas mais bonitas do país. Os turistas continuam aqui, mas todos eles com a mão no nariz porque é um cheiro nauseabundo", afirmou, durante uma acção de campanha.

"Esta zona tem que ser uma zona defendida a todo o custo. Temos aqui um parque de campismo (caravanismo) que, por acaso, está cheio de turistas e a passearem todos eles com os dedos no nariz. Não pode", enfatizou. Para o candidato do Bloco, "não é aceitável" a ETAR ter sido construída ao fundo das encostas do castelo de Bragança e, embora não saiba qual o preço, entende que "é necessário e urgente deslocalizar" este equipamento.

Na opinião do candidato "é possível" mudar a ETAR de local, que sustenta a convicção afirmando que "a própria Câmara diz que, neste momento, tem superavit (excedente financeiro) de milhões de euros". "A Câmara forçosamente tem de encontrar uma solução para isto, o mais urgente possível", reiterou, defendendo que a sua posição não surge apenas como "bandeira de campanha" e que "tem de ser um assunto transversal a todos os partidos e ao executivo municipal".

A ETAR de Bragança foi construída e está a funcionar há, pelo menos, 15 anos. Para o candidato do BE, "todos constatam que foi um erro" e, se há um erro, tem de ser reparado. "Todos na vida vamos fazendo alguns erros que, mais tarde ou mais cedo, temos de reparar e este foi um. A Câmara de Bragança sem dúvida que é responsável. Vamos encontrar uma solução por todos", sustentou.

O candidato está confiante de que o Bloco "com toda a certeza" vai eleger "elementos para as estruturas" a que se candidata, sustentando essa expectativa com a "abertura por parte das pessoas".

A Câmara de Bragança é governada há 20 anos pelo PSD e, além do actual presidente Hernâni Dias, concorrem nestas eleições, José Freire, do Bloco de Esquerda, Carlos Guerra, do PS, Francisco Pinheiro, do CDS-PP, António Morais, da CDU, e Manuel Vitorino, pelo PDR.

Sugerir correcção
Comentar