Animais de estimação e o calor: quais os cuidados a ter em consideração?

Sabias que os animais de estimação têm uma forma de arrefecer bastante diferente de ti? Enquanto tu consegues transpirar para baixar a temperatura do corpo, os cães e os gatos não têm essa capacidade

Foto
ThePixelman/ Pixabay

O mês de Agosto já terminou, mas as temperaturas continuam elevadas, chegando a ultrapassar os 30 graus. Esta é uma época em que deves ter cuidado não só contigo, mas também com o teu animal de estimação.

Sabias que os animais de estimação têm uma forma de arrefecer bastante diferente de ti? Enquanto tu consegues transpirar para baixar a temperatura do corpo, os cães e os gatos não têm essa capacidade. A respiração é a única forma que encontram e têm, consequentemente, de respirar mais rápido para arrefecer.

Assim como não há pessoas iguais, também não há cães nem gatos iguais e, por isso, é sempre necessário teres em conta a anatomia do trato respiratório do animal e a sua raça, idade, hábitos alimentares quando queres ajudar o teu animal de estimação a suportar o calor.

Mas então quais os cuidados que deves ter com o teu animal de estimação quando sobem as temperaturas?

- Hidratação: nos momentos de maior calor, o teu animal deve ter sempre água fresca disponível para beber. Durante os passeios, podes levar uma garrafa de água para, a cada 15 a 20 minutos, dar ao teu animal. Em casa, se tiveres bebedouros, vai aumentando o consumo de água durante o dia.

- Não deixes o teu animal sem vigilância num espaço fechado, que seja propício a acumular calor excessivo (por exemplo, dentro de um carro ou de uma marquise), ainda que fique à sombra pode ser muito nefasto para a saúde dos mesmos.

- Tenta aumentar o número de refeições ao longo do dia, sem aumentar a dose diária de alimento recomendada. Assim consegues estimular o teu animal a consumir mais água.

- Deves alimentar o teu cão ou gato com um regime de mistura de alimento, fornecendo-lhe uma porção de alimento seco e húmido, designado por mixfeeding, de forma a equilibrar as suas necessidades nutricionais e levá-lo a beber mais água, permitindo adaptar-se melhor ao calor.

- Higiene também é importante: não alteres as rotinas de higiene do teu cão e gato, especialmente se tiver pelo comprido ou que requeira escovagens. Vai estando sempre atento.

- Evita a atividade física no exterior nos períodos de maior calor, normalmente entre as 11h e as 16h, de forma a precaver ainda mais o aumento da temperatura corporal.

Como vês, a alimentação pode ser um óptimo aliado face às temperaturas elevadas, tendo em conta que os alimentos devem ser sempre adequados à idade, raça, atividade física e ter em conta as necessidades básicas do animal.

Se tiveres um cão ou gato muito jovem, tem cuidado porque estes costumam desidratar mais facilmente com o calor. Deves também ter atenção se tiveres um animal de meia-idade e de idade avançada, já que têm uma menor capacidade de hidratação e de controlo sob a temperatura do corpo.

Estas dicas são fundamentais, mas é essencial que estejas sempre atento aos sinais do teu animal de estimação. Se as temperaturas estiverem muito altas e o teu animal perder o apetite, alterar a cor das mucosas ou aumentar intensamente a frequência cardíaca, é prioritário que entres logo em contacto com o teu médico veterinário, pois podes estar perante um golpe de calor.

O autor escreve com o novo Acordo Ortográfico.

Sugerir correcção
Comentar