Portugal avança para emissão inédita de dívida na China

Finanças procuram novos mercados com emissão de dívida pública que pode chegar aos 380 milhões de euros.

Foto
Mário Centeno anunciou realização de emissão na China até ao final do ano Miguel Manso

O Tesouro português já nomeou os bancos que irão passar à prática, até ao final do ano, uma emissão de dívida publica portuguesa destinada ao mercado chinês.

A informação foi dada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, à agência Reuters, que noticia esta quinta-feira que a emissão, realizada em divisa chinesa, poderá atingir um máximo de 3000 milhões de iuans, um valor que corresponde a 380 milhões de euros à cotação actual.

Os bancos escolhidos para a operação são a Caixa Geral de Depósitos, o Bank of China e o HSBC, sendo que o banco central chinês já deu a sua autorização para a realização da emissão.

De acordo com a Reuters, Portugal pode, com esta operação, tornar-se no primeiro país da zona euro a usar o mercado chinês para emitir dívida. Em declarações à agência de notícias, Mário Centeno explica o porquê desta escolha do Governo: “Temos tentado alargar o leque de investidores que compram a nossa dívida e, até agora, fizemo-lo colocando títulos de dívida no mercado a retalho. A China é interessante porque é um mercado de grande dimensão”.

O anúncio da entrada da dívida portuguesa na China menos de uma semana depois de a Standard & Poor’s ter elevado o rating português para um grau acima de “lixo”, uma decisão que pode vir a alargar também o leque de investidores que estão disponíveis para adquirir títulos portugueses. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários