Quando os ingredientes chegam na dose certa a nossa casa

O Bcook é um serviço que entrega ao domicílio os ingredientes para cozinhar uma receita diferente todos os dias.

Foto

Algures no ponto em que a falta de vontade ou tempo para calcular e comprar os ingredientes necessários para a semana, a pouca criatividade na cozinha e o desejo de pôr um pé na cozinha e encher a mesa com comida caseira se encontram, está o Bcook. Disponível em modo de soft start desde Maio deste ano, o serviço inaugurou oficialmente em Setembro e chega, para já, às casas da Grande Lisboa.

Essencialmente, a Bcook entrega todas as semanas uma caixa com os ingredientes frescos, na quantidade exacta — em função do número de pessoas e de refeições que seleccionar. As receitas são imaginadas pela chef Mónica Pereira — concorrente do programa de televisão Chefs Academy em 2014 — e analisadas pela nutricionista Tânia Barbosa. “Mais do que um simples serviço de conveniência, queremos ser a referência no planeamento de refeições saudáveis e equilibradas e dar um contributo efectivo na (re)educação alimentar das famílias portuguesas”, conta Miguel Silva, fundador da empresa, ao Life&Style, apontando a importância de “unir as pessoas” à mesa de jantar.

As receitas são diferentes todas as semanas, com ingredientes da época e de fornecedores locais, sempre que possível. "É um dos factores mais importantes na alimentação", garante Tânia Barbosa, "uma vez que os alimentos de época são os mais ricos do ponto de vista nutricional e da frescura". Chegam na quantidade exacta – "do dente de alho aos 10ml de azeite" –, o que significa que haverá sempre o mínimo desperdício alimentar – uma das bandeiras da empresa. Para já, a Bcook foca-se na alimentação saudável e equilibrada, mas no futuro poderão vir a oferecer planos dietéticos específicos. Todas as semanas há pelo menos uma opção vegetariana.

Foto

O cliente pode optar por encomendar uma caixa Bcook individualmente ou então pelo serviço de subscrição – que a qualquer momento pode ser suspenso ou cancelado. No caso da subscrição, há que escolher ainda entre duas ou três (número máximo) refeições para a semana e qual o número de pessoas, duas ou quatro. Se escolher por exemplo, duas refeições para um casal, a caixa fica-lhe a 34,80 euros. No caso do serviço sem subscrição, está apenas disponível uma refeição para duas ou quatro pessoas. As entregas são às terças ou quintas-feiras, entre as 15h e as 21h. Podem ser feitas em casa ou no escritório, mas, se assim preferir, pode até indicar um vizinho de confiança ou um restaurante próximo que tenham a possibilidade de receber a caixa.

Pioneiro no mercado em Portugal, o Bcook segue um modelo semelhante a outros serviços de subscrição no estrangeiro, como a Gousto (britânica) e a Blue Apron (americana). O projecto "nasceu de uma necessidade pessoal", conta Miguel Silva. "Quisemos adaptar exemplos de grande sucesso internacional à realidade portuguesa, conscientes de que cada vez há menos tempo para pensar e confeccionar as refeições do dia-a-dia, nomeadamente nos grandes centros urbanos."

Para já, a Bcook entrega apenas nos concelhos Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e algumas freguesias de Cascais, Sintra e Loures (indicadas no site). "O nosso objectivo é levar a BCook a todo o país, logo que estejam reunidas as condições para que tal aconteça", avança Miguel Silva.

Sugerir correcção
Comentar