Ciclovia de 83 quilómetros vai ligar praias do litoral de Coimbra

De Mira à Figueira da Foz, passando por Cantanhede, projecto prevê conexão das vias já existentes.

Foto
Jorge Miguel Goncalves / nFACTOS

Vai passar a ser possível percorrer todo o litoral do distrito de Coimbra numa ciclovia. A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) anunciou nesta terça-feira os planos para ligar Mira, o concelho mais a Norte, à Figueira da Foz, no limite Sul.

O projecto visa fazer a ligação entre as vias já existentes em cada município, com a abertura de um percurso de 83 quilómetros na faixa atlântica. Já há trechos de ciclovia na Praia de Mira e na Figueira da Foz, bem como na Praia da Tocha, no concelho de Cantanhede, mas falta ainda a conexão entre os três sistemas.

Com este projecto fica assegurada uma parte da rota Eurovelo 1, que integra a rede europeia de Ciclovias, faz saber a CIM-RC através de uma nota enviada às redacções. Essa rede é composta “actualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu”.

Segundo a informação avançada pela CIM, a execução deste projecto que liga ainda as ciclovias aos concelhos limítrofes dos distritos de Aveiro e Leiria implica um investimento de 1 milhão e 250 mil euros. A proposta é candidata ao programa de financiamento Valorizar e deve contribuir “fortemente para o aumento da atractividade turística destes territórios e do país”.

A CIM-RC referiu ao PÚBLICO que, previsivelmente, as obras devem arrancar no primeiro trimestre de 2018, não sendo possível ainda avançar com uma data para a sua conclusão.

Os municípios da Região de Coimbra entendem que a nova ciclovia apresenta “uma forte potencialidade e interesse para o turismo e para o lazer, visando potenciar e valorizar turisticamente” a zona Centro. A abertura de uma nova ciclovia no litoral permite reforçar a promoção da zona como “turismo de natureza”, sendo este um “projeto absolutamente estruturante para a valorização turística” da região”.

A construção de uma ecopista no litoral é tornada pública uma semana depois de a comunidade intermunicipal ter anunciado o prolongamento da ecopista do Dão em 40 quilómetros, através da instalação do troço Santa Comba Dão – Penacova. No futuro, o objectivo é a criação de um anel ciclável na zona Centro, que una Coimbra, Viseu, Aveiro e Figueira da Foz, através da Ecopista do Dão, do Vouga, do troço atlântico e da ecovia do Mondego.

Neste sentido, em perspectiva está a ligação deste percurso a Coimbra, sendo que a CIM faz saber que o trajecto entre a Figueira da Foz e a capital do distrito já tem os projectos técnicos elaborados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários