ANAC aconselha afectados pelo cancelamento de voos da Ryanair a apresentar queixa

Se a companhia irlandesa não responder no prazo de seis semanas, os passageiros devem contactar o regulador.

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Companhia suspende centenas de voos com partida e chegada aos aeroportos nacionais Reuters/KEVIN COOMBS

Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) recomenda aos passageiros da Ryanair com voos cancelados a apresentarem” uma reclamação formal junto da companhia aérea” e, caso não obtenham resposta em seis semanas, a reencaminhar a queixa ao regulador.

Em comunicado, a ANAC refere que “a reclamação formal deve ser feita junto da Ryanair, através do seu site, na área de apoio ao cliente, ou através de carta dirigida à sede da transportadora, com a indicação do nome do passageiro; número de voo; data e hora do voo; aeroporto de partida e de chegada e o aeroporto onde ocorreu o atraso ou cancelamento”.

No caso de não obtenção de resposta da Ryanair no prazo de seis semanas, ou se a resposta não for satisfatória, os passageiros devem enviar reclamação à ANAC, refere o regulador.

No comunicado desta terça-feira, a ANAC garante que tem estado a monitorizar a situação, designadamente quanto aos voos cancelados e à assistência prestada aos passageiros pela companhia, no sentido de serem assegurados os direitos dos passageiros consagrados no Regulamento (CE) n.º 261/2004.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) lembra que as pessoas afectadas pelos cancelamentos têm direito a uma indemnização que pode ir até aos 400 euros.

A Ryanair divulgou no início da noite desta segunda-feira a lista completa dos voos que serão cancelados entre o dia 21 de Setembro e o final de Outubro. São centenas de voos afectados, sendo que no caso dos aeroportos portugueses será o Porto a cidade mais afectada. A companhia publicou duas listas em separado, sendo que a primeira detalha as rotas afectadas entre os dias 21 e 24 de Setembro, e a segunda abrange todo o período entre 25 de Setembro e 28 de Outubro.

De referir que na passada sexta-feira, a companhia irlandesa anunciou que iria cancelar entre 40 e 50 voos diários em todo o mundo até ao final de Outubro, justificando que isso servirá para melhorar a pontualidade dos voos. Esta segunda-feira, o presidente-executivo da companhia, Michael O'Leary, avançou que o cancelamento dos voos se deveram ao mau planeamento das férias dos pilotos, assumindo "toda a responsabilidade pessoal". 

Ainda nesse dia, a BBC dava conta de relatos que apontam para a dificuldade de a companhia aérea recrutar pessoal, depois de ter perdido dezenas de pilotos para a Norwegian Air. O porta-voz da rival confirmou à BBC que 140 pilotos da Ryanair se juntaram à Norwegian este ano e que o processo de recrutamento vai continuar para fazer face à abertura da base de Dublin até ao final do ano.

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