Portugal não pode estar dependente das agências de rating, alerta PCP

Paulo Sá frisou que Portugal não pode estar dependente "dos humores ou dos estados de espírito das agências e, muito menos, estar dependente dessas agências e das suas dinâmicas especulativas".

Foto
Paulo Pimenta

O deputado do PCP Paulo Sá disse nesta sexta-feira que Portugal não pode estar dependente das agências de rating para tomar as opções necessárias para o país e para os portugueses.

"O PCP entende que Portugal não pode estar dependente das agências de rating para tomar as suas opções e deve apostar na produção nacional, na criação de emprego, na melhoria dos serviços públicos, na melhoria em geral das condições de vida dos portugueses, independentemente das classificações que as agências de rating entendam atribuir a Portugal", disse aos jornalistas o parlamentar comunista em Silves, no Algarve.

Paulo Sá reagia assim à decisão da agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) que tirou Portugal do “lixo”, revendo em alta o rating atribuído à dívida soberana portuguesa de BB+ para BBB-, um primeiro nível de investimento.

Com esta revisão em alta para BBB-, com perspectiva “estável”, Portugal volta a ter uma notação de investimento, atribuída por uma das três principais agências de rating mundiais. Desde 2012 que a agência atribuía à dívida soberana portuguesa um rating "BB+", a nota mais elevada de não investimento, com uma perspectiva "estável".

Paulo Sá frisou que Portugal não pode estar dependente "dos humores ou dos estados de espírito das agências e, muito menos, estar dependente dessas agências e das suas dinâmicas especulativas".

"Independentemente das classificações que esta ou outra agência de rating venham a atribuir a Portugal, o PCP continuará a bater-se, nomeadamente no próximo Orçamento de Estado, para que Portugal faça opções necessárias para o país e para os portugueses", concluiu o deputado comunista que está a acompanhar o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa na apresentação dos candidatos autárquicos do concelho de Silves.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários