Governo quer informação financeira mais acessível aos cidadãos

Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018: Iniciativa está inserida no Simplex e inclui a criação de um ponto único online que reúna informações dos bancos sobre a oferta de produtos.

Foto
Informação financeira ficará mais acessível. neg nelson garrido

No âmbito do Simplex +, o programa que pretende tornar o Estado mais simples e mais próximo dos cidadãos, o Governo pretende lançar novas medidas em 2018 que reforcem o acesso a informação relativa a produtos financeiros e contribuam para o aumento da confiança dos consumidores.

Em causa está a criação de um ponto único online que reúna a informação disponibilizada pelas instituições de crédito quanto a produtos financeiros, designadamente em matéria de serviços mínimos bancários, que já é disponibilizada no site do Banco de Portugal). O que se pretende é agregar mais informação, como comissões bancárias, cartões de crédito, crédito hipotecário, crédito ao consumo e seguros. O objectivo é permitir os consumidores a consulta de informação harmonizada e comparável, o que actualmente é praticamente impossível de fazer.

As GOP prevêem ainda  a criação de uma plataforma única de resolução de contratos, de forma a permitir aos consumidores comunicar a resolução de contratos relativos a serviços públicos essenciais num único ponto, disponível no Portal do Cidadão, sendo os prestadores de serviços notificados por via electrónica.

Sugerir correcção
Comentar