Revista de imprensa

Há bolachas de água e sal e Maria que têm gordura e sal a mais

Direcção-Geral da Saúde vai propor mudanças na composição destes produtos.

Foram analisadas 15 marcas de bolachas vendidas em grandes superfícies
Foto
Foram analisadas 15 marcas de bolachas vendidas em grandes superfícies Nuno Ferreira Santos

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) deverá propor em breve uma mudança da composição das bolachas de água e sal e tipo Maria, de modo a reduzir os teores de gordura e sal destes produtos, revela o Diário de Notícias na edição desta quarta-feira. 

Esta proposta surge na sequência de uma análise realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em 2015, a 15 marcas daquele tipo de bolachas. Os investigadores constataram que há marcas que usam o dobro do sal e da gordura necessários para produzir bolachas semelhantes. “Este trabalho permitiu concluir que é possível produzir produtos similares com melhor qualidade nutricional”, frisou uma das autoras do estudo, Helena Soares.

O director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, indicou a propósito que as bolachas de água e sal e tipo Maria estão entre os produtos mais consumidos em Portugal, existindo nos consumidores a ideia que são equilibradas do ponto de vista nutricional. “O que este estudo demonstrou é que devemos ser cuidadosos com o consumo de qualquer tipo de bolachas. Há bolachas que são nutricionalmente mais equilibradas, mas o pão deveria ser sempre a primeira escolha como fornecedor de hidratos de carbono”, referiu.