Furacão Irma passa a depressão tropical

Foto
Inundações na Florida Reuters/MARK MAKELA

O Irma, o mais forte furacão registado no Atlântico, baixou na segunda-feira de categoria, passando de tempestade a depressão tropical, anunciou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Às 23h (4h em Lisboa), o Irma registava ventos de até 55 quilómetros por hora e localizava-se a dez quilómetros a sul de Columbus e a 150 a sudoeste de Atlanta, no estado norte-americano da Georgia (sudeste), indicou o Centro.

O ciclone movia-se a 24 quilómetros por hora em direcção a noroeste, pelo que se espera que chegue em breve aos estados do Alabama e do Tennessee.

O Irma, que à passagem pelas Caraíbas deixou mais de 30 mortos, incluindo dez em Cuba, chegou a registar ventos de até 295 quilómetros por hora.

Nos Estados Unidos, onde tocou terra no domingo com força de um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson de 5, o Irma provocou uma dezena de mortos, fortes inundações e deixou 6,5 milhões de pessoas sem energia eléctrica.

O Irma enfraqueceu na segunda-feira, ao atravessar o estado norte-americano da Florida, perdendo a designação de furacão e passando a ser classificado como tempestade tropical, convertendo-se agora em depressão tropical.

Sugerir correcção
Comentar